terça-feira, 7 de agosto de 2012

PARQUE INFANTIL PRECISA DE MELHORAMENTOS


O Parque Infantil em Salvaterra de Magos necessita de obras de recuperação e de manutenção, pois esta área verde, de recreio, convívio e de prática desportiva (ringue) é um espaço muito frequentado pelos nossos jovens e também pelos seniores.
Para além de bancos com ripas partidas, brinquedos que necessitam de ser conservados, essencialmente com uma pintura que os trate e proteja das intempéries, há já alguns anos que a área onde se situa a antiga piscina e a vedação que a protege não tem qualquer utilização o que restringe significativamente a fruição do Parque.


A Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos tornou, entretanto, público que está em fase de preparação o concurso – com o que nos congratulamos - que vai permitir intervir no local e citamos:
RECUPERAÇÃO DE TODA A ÁREA DO PARQUE INFANTIL, NOMEADAMENTE O ESPAÇO DA ANTIGA PISCINA ONDE SERÁ APLICADO UM PISO SINTÉTICO BEM COMO EM TODA A ZONA DOS BRINQUEDOS JÁ EXISTENTES, ACABANDO ASSIM COM A AREIA NO LOCAL, SERÃO TAMBÉM COLOCADOS EQUIPAMENTOS GERIATRICOS PARA QUE NO FUTURO POSSAMOS CELEBRAR PROTOCOLOS COM A SANTA CASA DA MISERICORDIA E OUTROS LARES EXISTENTES DE FORMA QUE OS NOSSOS IDOSOS POSSAM TER AI A SUA ACTIVIDADE FISICA E TERAPIAS DE RECUPERAÇÃO. SERÃO COLOCADOS NOVOS EQUIPAMENTOS INFANTIS E REPARADOS OS JÁ EXISTENTES, SUBSTITUIREMOS TAMBÉM TODOS OS BANCOS DE JARDIM POR NOVOS MAIS CONFORTÁVEIS E SERÃO COLOCADAS MAIS PAPELEIRAS.
Não conhecemos em detalhe o projecto elaborado, embora nos pareça pela descrição que o espaço ficará mais aprazível, logo mais apetecível.
As únicas reticências que temos são quanto à ideia de ali colocar aparelhos geriátricos destinados aos idosos dos lares, pois vejo mais facilmente essas instituições particulares de solidariedade social a equiparem-se com esses equipamentos de geriatria do que a assumirem custos de deslocação para o local e encargos com os futuros protocolos com a Junta de Freguesia. Por outro lado, é nossa convicção que a localização de equipamentos daquele tipo está de algum modo associada a espaços mais amplos, arborizados, onde se implantam, em paralelo, circuitos de manutenção (à imagem do que foi recentemente concretizado pela Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo). Talvez tivéssemos optado, antes, por ampliar a área de brinquedos!...
Fica a observação, na certeza de que a obra que aquela autarquia custeará contribuirá para melhorar e dignificar sobremaneira o espaço. Resta-nos aguardar!

1 comentário:

  1. Como tenho um filho com 2 anos, vou com frequência ao Parque Infantil e cada vez que lá volto fico ainda mais infeliz. O Parque Infantil era o local onde em miúda eu brincava e um local agradável. Agora os brinquedos estão partidos, muitos deles já não têm assento e até têm peças onde os miúdos se agarram para andar que se soltam com muita facilidade. Já para não falar na areia que está muito, muito suja. Seria muito bom que fizessem alguma coisa pelo Parque Infantil o qual foi feito com o suor e dedicação dos salvaterrenses e com as suas próprias mãos.

    ResponderEliminar