domingo, 26 de agosto de 2012

OLHAR A TERRA DO ESPAÇO


A NASA pôs a concurso/votação na sua página on line 120 imagens da sua colecção "A Terra como uma Obra de Arte", as quais foram captadas ao longo de quatro décadas pelo satélite Landsat.
O resultado final está disponível no endereço http://www.nasa.gov/mission_pages/landsat/news/40th-earthasart.html e é o que seguidamente apresentamos.

5º lugar - Lake Eyre
Registada em 5/8/2006 pelo satélite Landsat 5
A cara assustadora nesta imagem corresponde, na realidade, a zonas inundadas e bancos de areia do Lago Eyre, no deserto ao norte da Austrália do Sul. Trata-se de uma característica efémera desta paisagem plana e árida, já que o Lago Eyre é o maior da Austrália quando está cheio. Entretanto, nos últimos 150 anos, isso apenas aconteceu três vezes.

4º Lugar - Argélia abstrata
Registada em 8/4/1985 pelo satélite Landsat 5 

O que parecem ser pálidas linhas de tinta amarela a cortar um mosaico de cores em manchas escuras, são cumes de areia que formam as dunas de Iguidi, uma área em constante movimento da Argélia para a Mauritânia, no noroeste de África.  As dunas do Iguido faze parte das muitas dunas do Saara, ou oceanos de areia, cuja altura e comprimento individuais podem ultrapassar os 500 metros.

3º lugar - Sinuoso Mississipi
Captada em 25/5/2003 pelo satélite Landsat 7

Pequenas formas retangulares compostas por cidades, plantações e pastos cercam os graciosos contornos do Rio Mississippi, o maior sistema fluvial da América do Norte. Incontáveis lagos e afluentes acompanham o sinuoso rio até ao sul de Memphis - no estado do Tenessee - na fronteira entre o Arkansas e Mississippi.

2º lugar - Delta Yukon
Captada em 22/9/2002 pelo satélite Landsat 7 

Inúmeros lagos - grande e pequenos- e lagoas estão dispersos ao longo desta cena do Delta Yukon, no sudoeste do Alaska. Trata-se de um dos maiores deltas fluviais do mundo, protegido como parte do Yukon Delta National Wildlife Refuge, onde as águas sinuosas do rio parecem vasos sanguíneos, ramificando-se dentro de um órgão.

1º Lugar - Van Gogh do espaço
Captada a 13/7/2005 pelo satélite Landsat 7

Ao estilo do quadro de Van Gogh - "A Noite Estrelada, - aglomerados massivos de fitoplânctons esverdeados nadam em espiral nas águas escuras ao redor de Gotland, uma ilha sueca no Mar Báltico. Estas explosões demográficas, ou "flores" de fitoplancton, como a que vemos aqui, ocorrem quando as correntes profundas trazem os nutrientes até à superfície iluminada pelo Sol, fomentando o crescimento e a reprodução dessas pequenas plantas.

1 comentário:

  1. Muito bem Sr Eng. as imagens são maravilhosas e o seu trabalho neste blogue e excelente. Imagens como estas do planeta Terra fazem comover aqueles que sofrem com a sua destruição efectuada pela acção da raça Homo Sapiens

    ResponderEliminar