sexta-feira, 10 de agosto de 2012

OLHAR MUGE DA EN 118


Esta ponte oriunda do período romano é apenas um dos muitos vestígios que há da presença daquele povo no concelho. A presença romana na freguesia de Muge é sobretudo assinalada pelos vestígios encontrados no Porto de Sabugueiro. Esta vila, cujo foral foi outorgado pelo rei D. Dinis em 1304, como forma de facilitar o seu povoamento, tem um rico património arqueológico onde, para além deste período, se destaca o Mesolítico, com os testemunhos que ainda hoje nos vão sendo dados pelos Concheiros de Muge.


O bonito e antigo Palácio dos Duques de Cadaval, na foto, "congrega junto a si uma Capela consagrada a Nossa Senhora da Glória, cuja imagem se encontra num painel de azulejos de finais do século XVIII. No pavimento da capela está um aparelho em porcelana da China do princípio do século XIX." (in http://www.esec-salvaterra-magos.rcts.pt/roteiroturistico_12f/Muge_historico.html).


Um pouco mais afastada da Estrada Nacional 118, mas ainda visível desta, fica a sede da Junta de Freguesia de Muge. Curioso é também perceber, pela consulta daquele site, que a origem do nome da freguesia provém de Muja e Porto de Mugem, pois era esse o nome dos peixes que ali se pescavam abundantemente.


A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1297, por Afonso Pais, pároco de Salvaterra de Magos, cumprindo determinação do bispo de Lisboa. Um pouco mais para sul - continuando pela EN 118 - encontramos as instalações da casa do Povo de Muge que albergam a Sociedade Columbófila de Muge, associação que até há poucos meses ocupava o piso térreo do edifício da Junta de Freguesia.


Junto a estas instalações estão o Pavilhão Desportivo de Muge (INATEL) e também o campo de futebol, um "pelado" que vai ver, brevemente, retomar a actividade desportiva, como aqui já noticiámos.


Se prosseguirmos a caminhada pela EN 118 podemos apreciar os bonitos canteiros que ladeiam a faixa de rodagem daquela movimentada via nacional.


A EN 118 pode ligar a freguesia a Almeirim e Santarém, mas também a Marinhais, Salvaterra de Magos, Benavente, Samora Correia, Porto Alto...


Aproxima-mo-nos rapidamente do Bairro Cova da Faia e de uma ampla área arborizada que inclui um parque de merendas de dimensão assinalável e com condições de fruição da natureza difíceis de ultrapassar.


Este espaço aprazível integra ainda um campo de jogos de petanca onde as diferentes gerações podem competir, conviver e divertir-se, sempre a coberto do sol, beneficiando do pinhal que lhes dá abrigo. 


Se não sabe o que é a petanca tem muitas (boas) razões para vir a Muge ver, até porque começam hoje as suas Festas, festejos em Honra do Mártir São Sebastião que se prolongam até á próxima 2ª feira.

2 comentários:

  1. Então e a obra que está a ser feita pela Câmara Municipal não merece referencia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concorde consigue, porque fez referencia á ponte romana que foi recuperada pela camara,ao campo da bola e pavilhão, onde a camara investiu alguns milhares de euros, peço desculpa e a Petanca...

      Eliminar