quarta-feira, 29 de agosto de 2012

À BEIRA DE ELEIÇÕES...


Após a breve análise que há alguns dias aqui fizemos a propósito dos pré-candidatos às autárquicas 2013, impõe-se dê nota de uma outra solução de candidatura bloquista que, a confirmar-se, seria mais determinada pela actual liderança camarária do que decidida pelo Bloco de Esquerda.
Enquanto o PS e o PSD podem lançar - quando o entenderem mais conveniente - os nomes dos seus candidatos, pois já realizaram, este ano, as eleições para as suas direcções políticas locais (neste último caso com bastante polémica à mistura), o BE de Salvaterra de Magos ainda vai passar por um processo eleitoral interno.
É sabido que a actual coordenadora afastou da direcção política do partido alguns dos militantes que poderiam estar mais próximos de João Nunes (presidente da junta de freguesia de Salvaterra de Magos), o que "favorece" a opção João Abrantes (ex-vereador BE na situação de reforma). 
Aquele acto eleitoral, no entanto, pode conduzir a "ajustes" na constituição daquele órgão dirigente, nomeadamente incluindo nele elementos que defendam uma solução que tenha de ser "abençoada" pela actual Presidente de Câmara que, plagiando Francisco Louçã, tentaria deixar sucessor. Nesse caso o nome a ser indicado por aquela autarca poderia ser o do actual vereador BE, Manuel Neves. 
Uma solução deste tipo, com este protagonista, não teria o apoio unânime do BE, contribuiria para o aumento de clivagens, mas contaria com a empenhada colaboração [na campanha eleitoral] da actual Presidente. Para os que gravitam em torno deste Poder este caminho seria o ideal, pois permitir-lhes-ia a continuidade do "anitismo" com (ou sem) "anita"!...
Em princípio, até final deste ano, dar-se-à aquele acto eleitoral interno e, depois disso, teremos mais um indicador que poderá facilitar a conjectura que aqui deixamos em complemento do post de 23-08-2012.

6 comentários:

  1. Pensa o Sr Engº que alguem que se apresente ao acto eleitoral apoiado pela Anita possa retirar algum tipo de dividendos dessa "colagem"??? Eu por mim acho que as pessoas abriram os olhos e o que querem hoje é manifestar-se da mesma forma que o fizeram quando correram com o seu Partido do executivo quando até apresentava um Candidato capaz de conquistar os votos daqueles que votavam movidos pela razão. Infelizmente para esse candidato o sentimento que moveu a votação nesse ano foi a emoção. Não pensa que a história se pode repetir em 2013???

    ResponderEliminar
  2. Sabe caro EA, felizmente não me cabe a mim :) explicar o que em cada momento leva um cidadão a escolher entre um candidato e outro! As razões são múltiplas e muitas vezes vão para além do mérito das capacidades pessoais e profissionais de cada um dos cidadãos que se disponibiliza a ser "avaliado" em eleições.
    Em coerência ao que lhe digo, em 2009, limitei-me a integrar uma equipa que ajudei a construir e em apresentar algumas linhas programáticas que no curto/médio e longo prazo deveriam ser as linhas orientadoras do nosso trabalho, no caso de reunirmos - o que não sucedeu - a confiança maioritária dos nossos concidadãos. Não faço sobre isso julgamentos de valor, pois acredito na democracia representativa, em contraponto à democracia popular e a qualquer tipo de tutelas.
    O que o post acima de algum modo pretende enfatizar é que a estratégia BE está a passar inequivocamente por uma colagem à actual liderança camarária, pois crêem que ela conseguirá induzir os eleitores a votarem no candidato que apoiar. Daí parecerem estarem dispostos a pagar "o preço", ou seja, ser aquela liderança a indicar (ou a ratificar) o nome do "sucessor".

    ResponderEliminar
  3. Não publicamos um comentário que, em síntese, explica a adesão do vereador BE, citado no post, como o pagamento à Srª Presidente de uma "dívida pessoal". É ainda feito um juízo comportamental que ditou a sua não publicação, pois o comentário é anónimo.

    ResponderEliminar
  4. Antes do próximo acto eleitoral, espero que haja alguém que tome as necessárias e adequadas medidas para desinfestar os esgotos de Marinhais da praga de formigas que invade as casas dos residentes, ora por tomadas de electricidade, ora pelos esgotos dos lava-louças ou máquinas de lavar louça, etc.

    Urgente, pest control precisa-se!!!
    E já que estamos numa de pedidos, controlo de baratas tb é desejável!
    Venham até ao centro da vila e vão falando com os moradores, certamente muitos testemunhos haverão.

    ResponderEliminar
  5. Fica registada a sua preocupação. Vamos, como diz, avaliá-la no terreno. Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Cesar Peixe, Antonio Oliveira, Francisco Caneira, Francisco Monteiro só assim de repente qual é a posição destes promissores ex-vereadores inclusive ex-vice-presidentes?

    ResponderEliminar