segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

QUALIDADE DE VIDA OU A FALTA DELA NO NOSSO CONCELHO


A comunicação social deu-nos conta recentemente da classificação dos municípios portugueses em função da sua qualidade de vida ou do seu nível de desenvolvimento económico e social.


O concelho de Salvaterra de Magos é, infelizmente, o pior classificado de entre as 11 Câmaras Municipais da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (a que pertencemos) e está no último lugar entre os 21 municípios do distrito de Santarém e ocupa o 262º lugar entre os 308 municípios portugueses.
Este ranking realizado pela Universidade da Beira Interior (UBI) teve em linha de conta 48 variáveis cujos dados foram disponibilizados pelo INE. Para determinação deste péssimo resultado que nos coloca na cauda dos municípios portugueses, entre os 50 piores concelhos nacionais no que diz respeito ao seu desenvolvimento económico e social e à qualidade de vida que proporciona às suas gentes, entraram indicadores como: equipamentos culturais, recintos para espectáculos, espaços educativos, gestão de resíduos (lixos), protecção ambiental, da biodiversidade e da paisagem, investimento em desporto e na educação, segurança, saúde, turismo, dinamismo económico, densidade e volume de negócios das empresas, mercado de trabalho, desemprego, ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem, índice do poder de compra por pessoa, entre vários outros.
Este estudo universitário evidencia também que desde meados do actual mandato autárquico do BE, descemos 150 posições, o que nos causa muita apreensão e demonstra quão justas são muitas das críticas que aqui vamos deixando ao modelo, ao ritmo e aos resultados de uma governação camarária que nos atrasa e nos coloca cada vez mais distantes dos concelhos nossos vizinhos. Reparem, Almeirim (177º lugar) está quase 100 lugares à nossa frente, Benavente (148º) está a meio da tabela, melhor que nós 120 lugares, Cartaxo (109º) e Azambuja (103º) estão mais de 150 lugares na nossa dianteira, enquanto Santarém (77º) e Coruche (72º) estão no top 80, quase 200 lugares melhores que nós.
Isto são factos, são números que reflectem a realidade, independentemente da propaganda de uns e das críticas dos outros
Que cada um tire as suas ilações sobre o mérito (ou o demérito) da gestão camarária, mas uma coisa é bem evidente, a segunda metade dos sucessivos mandatos autárquicos do BE tem-nos afundado na Tabela dos Municípios e da sua qualidade de vida.

16 comentários:

  1. Esta malta que fez o estudo deve ser do PSD ou do PS e quer lixar o BE da Ana Pardal. Isto deve ser tudo falso pois este lugar é um dos melhores lugares do mundo para se viver. Relembro os brutais investimentos no TURISMO (Principal veículo de desenvolvimento do concelho)no AMBIENTE (colocação de 3 baterias de contentores para recolha selectiva), etc etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo a ironia... mas para os mais incautos dizer que o estudo é feito por uma das melhores universidades portuguesas, é um trabalho de 3 investigadores e professores universitários que tiveram por base meia centena de parâmetros disponibilizados pelo INE. Temos é de aprender com os estudos, corrigir atitudes e procedimentos e não tentar desvirtuá-los.

      Eliminar
  2. Este estudo deve ser escalpelizado pelo executivo camarário e pela Assembleia Municipal. Deverão ser atribuídas responsabilidades aos autarquas e retiradas consequências pelos resultados alcançados que envergonham qualquer profissional que se preze.

    ResponderEliminar
  3. Este exexutivo deixa o concelho muito pobre. Investimento cultural é práticamente Zero. Vejamos o concelho de Benavente, todas as teras têm uma sala de espectáculos com dignidade onde se salta á vista o Cine-teatro de Benavente e o Centro Cultutal de Benavente. Têm programação cultural, exposições, teatro, concertos, apresentações de livros, hora do conto para as crianças. apoiam as colectividades, 3 bandas filarmónicas cada uma com 10 000 euros de subsidio, a banda de salvaterra recebe perto de 5 000 pelo que sei. depois o investimento desportivo, vejam as condições dos trampolins em salvatera, uma vergonha. e os bombeiros? este executivo é e foi muito mau para o concelho. No entanto deixo também uma critica à oposição, onde andam a quando são realizados os enventos culturais em salvaterra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os vereadores socialistas nunca deixaram de estar em qualquer evento cultural para o qual tenham sido convidados enquanto eleitos locais.

      Eliminar
  4. então só vão a um concerto ou uma peça de teatro de forem convidados? pois.........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua interpretação do que disse não corresponde à verdade. O que eu digo é que nunca faltei a nenhum evento para o qual tenha sido convidado, o que evidencia o respeito que tenho pelas associações que os promovem.
      Quando não sou convidado o assunto passa a ser uma opção minha, sou um mero espectador. O último concerto onde estive foi na sede da Associação dos BVSM há poucas semanas, onde estiveram várias bandas do concelho. Antes tinha estado numa Festa de solidariedade na Várzea Fresca. Há alguns meses estive na Glória do Ribatejo na Casa do Povo, onde visitei a exposição de bonecas da Glória, também estive na exposição organizada pela Atpc Rapazes d´Aldeia, em eventos do Glória Moto Clube e também em todas as exposições da casa Museu da Glória do Ribatejo. Visito em regra as (poucas) exposições que vão ao Cais da vala. Participo em algumas tertúlias que se realizam no concelho, etc
      Posso fornecer-lhe um relato mais exaustivo pessoalmente, entretanto mantenho o compromisso de estar, sempre que possível, nas iniciativas para as quais seja convidado.

      Eliminar
  5. Querem ver que passados 15 anos, os culpados do atraso deste concelho ainda são os gajos do PS, ou será dos vereadores sem pelouro, realmente, há muita ingenuidade propositada e de conveniência,valha-me Santa Anita.

    ResponderEliminar
  6. Este estudo ao qual já tinha acedido, só vem confirmar aquilo que nós infelizmente conhecemos. Sempre tenho dito e já o afirmei em Assembleia Municipal que estávamos na cauda do desenvolvimento, quando faziamos a comparação relativamente aos concelhos limitrofes. Infelizmente este estudo vem revelar uma realidade ainda mais assustadora. Durante a última campanha eleitoral tive oportunidade de dizer que os motivos subjacentes às causas da partida da população jovem de então (anos setenta)à procura de melhores condições se mantinha 40 anos depois. Esta é a nossa triste realidade.
    Carlos Leal

    ResponderEliminar
  7. Nem tanto ao mar nem tanto à terra... E não vai a todos os espectáculos para que é convidado ou não convidado! À cerca de um mês, um grupo de jovens que frequenta a escola que a sua esposa dirige, apresentou uma pequena peça de teatro (na feira social ou solidária) e deixou-me triste que não estivesse lá ninguém da câmara (nem vereadores BE, nem oposição, nem sequer um técnico do turismo ou da cultura). Aliás acho que nem a senhora da limpeza lá estava!!!!
    Sei que estas crianças não são actores credenciados, mas lutam por algo que os autarcas eleitos por nós (os do poder e os da oposição) têm tentado eliminar, o direito de ter mais e de dar mais a uma população, dar cultura - que se calhar também não merece, porque o povo é "bruto" e contam-se com os dedos das mãos, o publico que esteve presente...

    Acho que a opção de não haver cultura em Salvaterra é boa, porque assim não se gasta dinheiro num espaço que iria ficar vazio sempre (a não ser que viesse sempre o rei da pimba). O povo não gosta de bailados, de teatro experimental, de nada... Aliás recordo que por alturas do verão, o Clube Taurino organizou um evento com sevilhanas, (tão ao agrado deste povo de fiestas bravas), com entradas gratuitas num espaço com excelentes condições para eventos culturais estivais e teve bastante fraquinho de audiências!!
    Vale a pena querer vender cultura??? Se nem dada eles a querem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso persistir e insistir. Vale sempre a pena tentar. Tem também de ser feito um maior esforço na divulgação das iniciativas, doutro modo não se cria o hábito de "consumir" novas formas de cultura.
      Não me chegou qualquer informação sobre esse evento nem pela Câmara nem, por exemplo, como agora o fez através do blogue. Vou tentar estar mais atento. Mas se puder enviar antes nota desse tipo de iniciativas posso inclusivé ajudar a divulgá-las neste espaço. Obrigado.

      Eliminar
  8. Mas este post não era acerca do VERGONHOSA posição ocupada pelo Municipio de Salvaterra de Magos no que á qualidade de vida diz respeito??? É que a conversa tem andado á volta das presenças/ausências dos vereadores nos eventos culturais/desportivos.
    O concelho de Salvaterra de Magos é, infelizmente, o pior classificado de entre as 11 Câmaras Municipais da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e está no último lugar!!!!!! entre os 21 municípios do distrito de Santarém e ocupa o 262º lugar entre os 308 municípios portugueses. Nesta frase é que se devem debruçar os comentários. Quem é responsável?? Que consequências devemos retirar?? Que fazer para melhorar?? Eventos desportivos e culturais são apenas 1/100 das variáveis analisadas.

    ResponderEliminar
  9. Como muitas vezes acontece ele há quem queira discutir o supérfluo e olvidar o essencial.
    Já parecem, e cito o camarada do PCP, Jerónimo, aqueles que tem duas palas ao lado dos olhos!!

    ResponderEliminar
  10. Caro amigo ou amiga, essa é uma grande verdade, mas começo por lhe dizer que os culpados são só uns BLOCO DE ESQUERDA na pessoa da Sra ANA CRISTINA pardal RIBEIRO, estes são os responsáveis, as consequências, são de que em terra de parvos quem tem olho é rei, e já é um ditado muito antigo mas volto a repetir, há povos que nem se governam nem se deixam governar, depois a intenção destes executivos trogloditas é de que quanto mais frágeis e dependente está o povo, mais fácil de controlar e domesticar: que fazer? O eleitorado o povo tem que estar preparado para mudar, porque mudar para pior deve ser difícil e as mudanças trazem ideias novas e diferentes PORTANTO PALAVRA DE ORDEM MUDAR,para finalizar só que se tenha respeito pelas pessoas, já era uma grande mudança. Bem haja a todos

    ResponderEliminar
  11. Sr vereador dos 48 indicadores em estudo quantos Sao da responsabilidade Da Camara quntos do eztado quantos dos cidadaos e da sua iniciativa e qual o seu peso percentual no resultado final isto porque estamos a falar des estatistica e matematica e o sr e eng e pode ajudar aperceber melhor o estudo, se eztiver disponivel Para isso claro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como pode ver no texto do post são indicados vários que são da responsabilidade municipal. Terei todo o gosto em lhe enviar o resumo do estudo feito pela UBI para que melhor possa avaliar a situação. Até porque em certos parâmetros haverá responsabilidades partilhadas e aí, para si, o seu critério será soberano. Para isso basta que se identifique e me envie o seu contacto telefónico que acordaremos na melhor forma de lhe fazer chegar a documentação. Caso prefira manter o anonimato poderá sempre pedi-lo à UBI.

      Eliminar