quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ORÇAMENTO "REQUENTADO"


Tivemos oportunidade de precisar em posts que publicámos a 26 e 27 de Dezembro, do ano findo, a posição de abstenção dos vereadores socialistas sobre o Orçamento da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos para o ano de 2013. 
Os vereadores socialistas na sua intervenção inicial ilustraram o conjunto de obras que a maioria BE incluiu em Plano e Orçamento deste mandato e que nunca saíram do papel. Obras para as quais a maioria disse ter dinheiro - daí o terem verbas previstas - e que afinal nunca se concretizaram. Promessas vãs! Falo, entre outros, da construção do centro escolar para os Foros de Salvaterra, do jardim-de-infância do Granho, de arranjos urbanísticos na EN 114-3 na Várzea Fresca, no Bairro da Chésal em Salvaterra de Magos, da valorização da albufeira da Barragem de Magos, do alargamento da EM 581 (Muge- Granho-Glória do Ribatejo), da pavimentação da Rua Moita do Sebastião nas Gatinheiras e da Ligação entre a Est. das Janeiras à Est. da Barragem, na Glória do Ribatejo, da aquisição de um terreno para área empresarial nos Foros de Salvaterra e da infraestruturação de uma nova Zona Industrial em Muge, de pavilhões desportivos nos Foros de Salvaterra e no Granho, da adopção de energias alternativas em edifícios públicos, da Equimagos e até da Semana da Juventude. Uma vasta panóplia de obras planeadas e orçamentadas que ficaram por fazer ou foram abandonadas!...
Aqueles vereadores eleitos em listas do PS não deixaram de enumerar o conjunto de obras "requentadas" que vêm constando nos Planos e Orçamentos dos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012 e que continuam a estar em 2013. O atraso na concretização de algumas delas terá que ver com a "habitual" estratégia BE de concentrar em ano eleitoral os investimentos que deviam ter feito ao longo dos 4 anos. Falo das pavimentações da R. da Pereira em Glória do Ribatejo, da R. Pinhal dos Morros e da Estrada do Convento, em Salvaterra de Magos, da R. do Tanoeiro e da R. Florbela Espanca, em Marinhais e das repavimentações da R. de Macau, em Marinhais, da R. Mourinho de Albuquerque e Av. D. Dinis, em Muge, da Est. do Cocharro, ligando a Glória do Ribatejo ao Granho e da Est. das Malhadinhas em Foros de Salvaterra. A Rua 25 de Abril no Granho, o alargamento da Estrada de acesso à ponte D. Amélia em Muge e o parque infantil na Várzea Fresca são outras das vítimas deste faz-de-conta BE.


Aqueles vereadores não deixaram de assinalar também os aspectos positivos do Orçamento Municipal como a maior aposta  na reparação da rede viária municipal mais antiga e a promessa de construção de uma nova rede pluvial no centro urbano da vila de Marinhais.

(Uma responsabilidade da Câmara Municipal!...)

A promessa de resolver esta situação a par da conclusão da construção do Centro Escolar de Marinhais (financiado pelos fundos comunitários e para o qual já foi contraído um empréstimo bancário que ronda 0,5 milhões de euros) levou a Srª Presidente da Junta de Freguesia de Marinhais, Fátima Gregório, na última Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos, a votar favoravelmente este orçamento, enquanto os demais deputados municipais socialistas (e da restante oposição) se abstiveram.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Sem comentários:

Enviar um comentário