sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ÁGUAS DO RIBATEJO INVESTE EM ESGOTOS NO N/ CONCELHO


Autarcas socialistas reuniram com o director-geral da empresa Águas do Ribatejo afim de tomarem conhecimento dos investimentos agendados para o concelho de Salvaterra de Magos  e de simultaneamente fazerem chegar algumas das preocupações que no dia-a-dia lhes vão chegando sobre opções tomadas e sobre o evoluir dos trabalhos.


Em relação à ampliação das redes de esgotos domésticos em curso em Marinhais, a empresa informou que a obra ronda 1 milhão de euros e que vai estar concluída no decurso do 1º semestre deste ano. Esta intervenção permitirá colocar a funcionar os esgotos da Rua do Furo, da Rua João Caetano Lopes, Travessa dos Saraivas e também os esgotos a colocar na Rua do Mercado, os quais serão conduzidos, por bombagem, para a Estrada Militar.
Há também obras na Rua Vale do Cilhão, Rua dos Félix, Rua da Caseta, Rua Pinhal da Casa, Rua Custódio Russo, Rua de Magos, Rua dos Vilelas, Rua dos Abelhas, Rua D. Pedro I, Rua do Julião, Ria da Lagoa, Rua José Ventura, Rua das Nogueiras, etc. Infelizmente não vai ser colocada rede de esgoto na extensão total de todos estes arruamentos. 
Questionado pela Presidente da Junta de Freguesia de Marinhais, Fátima Gregório, sobre os motivos porque não ficam a funcionar os esgotos da Rua das Noras e porque o projecto não se estende a toda a Rua da Lagoa e Rua da Estação, entre outras, a justificação indicada foi a falta de meios financeiros, pois já não há nestas candidaturas a fundos comunitários outras verbas disponíveis. Informaram ainda que a parte do investimento que cabe à empresa é garantida, no essencial, através de empréstimos bancários cujos encargos terão de ser (e são) suportados pelos tarifários praticados por esta empresa intermunicipal.
O vereador Helder Esménio alertou para as preocupações que tem pelo facto de todas estas extensões de rede de esgotos acabarem por ser encaminhados para a rede geral já existente na EN 367, em Marinhais, a qual tem já hoje limitações muito significativas de capacidade de transporte e que, regra geral, em todos os Invernos originam a descarga de caudais em linhas de água que atravessam a vila. As ampliações em curso irão ainda agravar este fenómeno, disse. A empresa reteve a informação e avançou que uma das formas de minorar este problema, e que vai tentar implementar, é retirar alguns caudais pluviais da rede doméstica.
Depois de concluída a rede e a ETAR do Granho a empresa tem a decorrer os esgotos nos Foros de Salvaterra, numa extensão que ronda os 19 Km, colectores que servirão a Zona Central da povoação. Na Várzea Fresca - em resposta a nova pergunta daquele vereador - os esgotos começarão a funcionar no início deste ano, depois de terminadas as alterações/correcções à ETAR, de algum modo impostas pela proximidade à albufeira da Barragem de Magos e após (finalmente) a EDP assegurar o necessário fornecimento de energia eléctrica.
Os dois autarcas socialistas presentes solicitaram ainda lhes fosse enviado - o que se aguarda - nota técnica com os trabalhos que estão já projectados ou estudados para continuar a dotar Marinhais e Foros de Salvaterra de mais redes de esgotos, intervenções que, no entanto, aguardarão a melhor oportunidade de financiamento. Esta solicitação tem ainda como fundamento tomar conhecimento atempado de novas fases da instalação daquele tipo de infraestruturas subterrâneas para, sempre que tal se justifique, tentar projectar e executar, em paralelo, redes pluviais (uma responsabilidade que se mantém na Câmara Municipal), evitando assim desperdiçar dinheiros públicos abrindo e fechando por duas vezes os arruamentos públicos.
Por fim solicitaram ainda aqueles autarcas que a empresa insistisse junto dos empreiteiros para que logo após a concretização das redes de esgotos garantissem a reposição dos pavimentos afectados, pois são várias as queixas que nos chegam dos munícipes, também clientes da empresa, ainda mais quando se aproxima a época das chuvas.

[Em próximo post falaremos dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água concelhios]

1 comentário:

  1. E já agora que venhem arranjar o chão ao pé algumas tampas, na rua fonte costa, aonde parece mentira, como os desta empresa, em serviço? por vezes estão a 20m dum buraco no meio da estrada e ninguém faz nada

    ResponderEliminar