segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O ELIXIR DE… MAGOS


O nosso concelho continua a ser alvo da(s) estratégia(s) de uma força partidária que está capturada pela vontade de alguns se perpetuarem no Poder e, em nome desse objectivo (que tem sido alcançado com sucesso, diga-se) secundariza-se aquilo que são as necessidades diárias e as prioridades das pessoas que aqui habitam. Falamos, como todos já perceberam, de autarcas que, quando se aproximam as eleições (autárquicas), tomam um elixir da juventude.


É no último ano de cada um dos mandatos que o BE concentra a esmagadora maioria das intervenções que deveria realizar ao longo do mandato, e fá-lo apenas pelo objectivo mesquinho de iludir as populações com um dinamismo que “esqueceu” nos outros 3 anos. Quem perde são as pessoas que poderiam ter beneficiado dessas infraestrutras ou dessas benfeitorias anos antes, mas tudo isso é irrelevante quando comparado com a ambição de alguns. 
Recordo, como mero exemplo, que no último ano em que houve eleições (2009) o investimento municipal rondou os 4,5 milhões de euros, valor que caiu para 1,5 milhões no ano seguinte e mesmo este montante foi exclusivamente destinado a pagar parte da “campanha promocional” do executivo camarário do ano anterior. De lá para cá é a apatia que dita lei, mas em 2013 quase tudo se vai repetir, pois os sinais de eleitoralismo são cada vez mais evidentes.
  • Depois de durante três anos o BE não ter "permitido" baixar as taxas da derrama, já está disponível para o fazer no próximo ano.
  • Depois de durante anos o BE ter aplicado sistematicamente ao nosso concelho a taxa de IRS máxima (5%), já está disponível para a baixar (para 4%) no próximo ano.
  • Depois de durante três anos o BE só ter colocado remendos nas estradas municipais, para o ano já estará disponível a colocar tapetes novos.
  • Depois de durante uma década o BE ter dito às pessoas que residem na zona de expansão da vila de Salvaterra de Magos que iam infraestruturá-la e posteriormente pavimentá-la, nunca fez nada, nem sequer elaborou os respectivos projectos. Agora, esquecendo tudo o que afirmara, o BE já decidiu avançar com a pavimentação da Estrada do Convento, sem previamente colocar a rede de esgotos domésticos, o que vai obrigar a voltar a partir o que hoje se vai fazer!.


E não vai ficar por aqui este despudorado eleitoralismo, afinal só agora entrámos no ano eleitoral. Esperemos, no entanto, que da próxima vez o ardil não seja premiado!...

5 comentários:

  1. será que ninguem ainda reparou nas valetas que estão a ser construidas ao longo da estrada nacional 114-3 (no Estanqueiro - Foros de Salvaterra)pelo empreiteiro das Águas do Ribatejo, que supostamente irão recolher as ágaus das chuvas que mais parecem "uma montanha russa"... e será que alguem já deu conta que algumas caixas de esgoto que estão a ser construidas, pela Empresa Águas do Ribatejo, para receber os esgotos das casas dos residentes dos Foros de Salvaterra não têm "ponto", ou seja obrigam a que quem queira ligar a sua antiga fossa a conduta de esgoto tenha que instalar uma bomba para bombear os detritos... é uma vergonha... tudo feito em cima do joelho. Carlos Alberto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica registada a sua chamada de atenção.
      Recomendo aos que habitam nesse local que apresentem as suas dúvidas e reclamações na empresa Águas do Ribatejo,o mais rapidamente que lhes for possível, para poderem serem esclarecidas ou corrigidas.

      Eliminar
  2. Neste aspecto não me parece que existam diferenças significativas entre os eleitos pelo BE em Salvaterra de Magos e os eleitos pelas outras forças partidárias na gestão de outros Municípios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo que a sua intenção seja desculpabilizar os autarcas BE, mas não é aceitável, nem desejável, que esse tipo de comportamentos perdurem no tempo. O respeito pelos cidadãos exige que os equipamentos e as intervenções sejam disponibilizadas pelas autarquias logo que lhes seja possível e não quando o BE (ou outras forças partidárias) o considerem mais útil do ponto de vista eleitoral.
      Começa a ser tempo de os "novos" autarcas assumirem comportamentos e posturas que os afastem deste tipo de eleitoralismos bacocos. É no dia-a-dia que se vê o empenho e a capacidade que cada um tem para gerir, não é apenas no ano das eleições.
      É se calhar por comportamentos desses, no cado dos autarcas BE, que estão mais preocupados em ganhar eleições do que em cuidar regularmente do concelho, que o nosso concelho é um dos 50 piores do País, entre 308, no que diz respeito á qualidade de vida e ao desenvolvimento económico e social.

      Eliminar
    2. Darei brevemente conta do trabalho universitário que classifica o nosso concelho, infelizmente, como um dos piores do País em termos de desenvolvimento económico e de qualidade de vida. São factos medidos e que constam de um estudo coordenado por professor catedrático, não são opiniões de um qualquer autarca. Antes fossem!...
      Infelizmente, como veremos, muito desse péssimo resultado deve-se ao BE e à sua governação "laxista" e ausente da Câmara Municipal.

      Eliminar