sábado, 26 de janeiro de 2013

TECNOLOGIA LED CONTINUA A EVOLUIR


É cada vez maior a oferta de lâmpadas LED e estão em vias de resolução - espera-se - os problemas de aquecimento e, consequentemente, de vida útil das lâmpadas com este tipo de tecnologia de maior voltagem. Seja seu amigo e… do ambiente também, use lâmpadas LED!...




As lâmpadas LED constituem a solução de iluminação ideal por várias razões, nomeadamente por serem eficientes em termos energéticos, usarem materiais menos prejudiciais para o Ambiente, disponibilizarem de imediato a luminosidade máxima quando se acendem, emitirem menos calor e serem extremamente duradouras, ao apresentar uma vida útil de 30 mil horas.
No entanto, os engenheiros têm-se debatido para criar lâmpadas LED equivalentes às incandescentes de mais de 60 W porque, ao aumentar a voltagem além deste valor, o aquecimento reduz a vida útil e eficiência energética das lâmpadas LED. 
Agora Gimmy Chu, Rom Rodinger e Christian Yan, da Universidade de Toronto defendem ter conseguido ultrapassar o problema do aquecimento, sendo o resultado as NanoLight, as lâmpadas de tecnologia LED mais eficientes do mundo. Estas lâmpadas são constituídas por placas de circuito impressas a que estão acoplados os LEDs, e que são dispostas de tal maneira que recriam a forma das vulgares lâmpadas incandescentes.
As NanoLight 12 W têm um fluxo luminoso de 1600 lúmens encontrando-se também em desenvolvimento um modelo de 10 W (equivalente às lâmpadas incandescentes de 75 W) e outro de 12 W com mais de 1800 lúmens de fluxo luminoso.
O preço de mercado das NanoLight será de aproximadamente 50 dólares americanos. Embora o preço pareça elevado, os seus criadores garantem que o investimento compensa já que estimam que ao longo do seu período de vida útil de 30 mil horas, as NanoLight permitirão poupar sete vezes o consumo associado à utilização, durante o mesmo período de tempo, de lâmpadas incandescentes.

Fontewww.gizmag.com

Sem comentários:

Enviar um comentário