terça-feira, 29 de janeiro de 2013

EM NOME PRÓPRIO…

Edifício da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos - 1983


O Partido Socialista formalizou o convite, no passado fim-de-semana - depois de uma (anunciada) votação no seio da sua Comissão Política local – para me recandidatar à presidência da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Nesta fase dos acontecimentos e porque quero, como até aqui, continuar a centrar a minha atenção no papel de vereador daquela autarquia, limito-me a registar com agrado o convite que me foi feito, na medida em que ele só pode resultar de uma avaliação positiva do trabalho que venho desenvolvendo enquanto vereador, naturalmente que em estreita colaboração com os demais autarcas socialistas e, em particular, com o meu colega da vereação João Manuel Simões, a quem quero publicamente agradecer o apoio e a solidariedade que nunca deixou de me conceder, mesmo nos momentos de maior dificuldade.
Voltaremos ao tema oportunamente. E porque as notícias correm depressa, cá vai:

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Helder Esménio foi oficialmente anunciado como o cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, nas eleições autárquicas do próximo Outono.
O nome do atual vereador do PS na autarquia, que se recandidata depois de uma primeira experiência eleitoral em 2009, foi aprovado por maioria absoluta na última reunião da comissão política do PS de Salvaterra de Magos, que renovou inteiramente a confiança política em Helder Esménio.
Na mesma reunião, foi ainda aprovada a estrutura da direção de campanha, que terá Nuno Antão como coordenador político e diretor de comunicação, César Diogo como mandatário financeiro, e Anabela Pires como diretora de campanha.
Nascido em 1960, Helder Esménio é formado em engenharia civil e é quadro superior da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, vila onde reside e onde tem um longo percurso ligado ao movimento associativo local.
Nas autárquicas de 2009, a candidatura liderada por Helder Esménio conseguiu um resultado de 28,7%, uma percentagem que permitiu ao PS eleger dois vereadores para o executivo municipal.
Em relação aos resultados obtidos pelo partido em 2005 no concelho, o único a nível nacional liderado pelo Bloco de Esquerda, esta votação significou um acréscimo de 15,4% e a eleição de mais um vereador.


NOTÍCIA DISPONÍVEL EM


Hélder Esménio é novamente o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos nas próximas eleições autárquicas que se realizam no último trimestre deste ano. O nome de Esménio foi aprovado por maioria absoluta na reunião da comissão política do PS de Salvaterra. O partido demonstrou novamente confiança política em Hélder Esménio e no trabalho que tem feito no concelho.
O ex-deputado na Assembleia da República, Nuno Antão, será o coordenador político e director de comunicação. O actual presidente da Junta de Freguesia de Muge, César Diogo, fica como mandatário financeiro e Anabela Pires é responsável pela direcção de campanha.
Natural de Lisboa, há 52 anos, mas com raízes em Ourém, de onde os seus pais são naturais, tem uma grande ligação ao Ribatejo. Licenciado em Engenharia Civil é funcionário da Câmara de Salvaterra há cerca de 30 anos, onde reside. Concorreu pela primeira vez à presidência do município de Salvaterra de Magos nas autárquicas de 2009 conseguindo duplicar o número de votos do Partido Socialista no concelho, tornando este partido como a segunda força política elegendo dois vereadores.
Em entrevista a O MIRANTE (ver edição 2.Setembro. 2010) disse que se candidatou porque se cansou de ficar apenas a ver. Foi filiado no PSD desde a juventude, suspendendo a militância para dar a cara pelo projecto socialista.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Hélder Manuel Ramalho de Sousa Esménio, nasceu a 14 de Maio de 1960, é casado, tem três filhos, e reside em Salvaterra de Magos. É funcionário da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos desde Janeiro de 1983. É engenheiro civil e técnico superior de segurança e higiene do trabalho (CAP V). Possui CAP de formador (IEFP) e mestrado (IST) em Segurança e Higiene do Trabalho. Enquanto estudante foi Presidente da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, foi Presidente da Direcção do Clube Desportivo Salvaterrense, integrou a Comissão Instaladora, foi Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação de Setas do Ribatejo e foi Presidente da Direcção da Associação Desportiva de Salvaterra de Magos (trampolins). Foi eleito em 2009, integrando listas do Partido Socialista (PS), vereador da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

8 comentários:

  1. Muitos parabens pela sua disponibilidade tem o meu voto de certeza e espero que olhe para as associações do nosso concelho.

    um bem haja
    custodio gomes
    presidente do CAP de gloria do ribatejo

    ResponderEliminar
  2. Acredito que com a sua disponibilidade e sua vontade de "mudar as coisas" que o nosso concelho fica a ganhar. Desejo que consiga reunir em torno de si e da sua candidatura as pessoas certas que podem fazer a diferença e a mudança. Desejo que o nosso concelho entenda o seu projecto e vote na mudança e no progresso. Se assim for a vitória vai sorrir-lhe.

    ResponderEliminar
  3. Tal como tenho pugnado por aqui, o homem certo, no lugar certo, assertivo, dialogante, elevada educação, conhecimento da realidade, e certamente bem acompanhado por outros ilustres camaradas socialistas, irão devolver ao nosso Concelho muita da sua vivència e prosperidade perdidas.

    ResponderEliminar
  4. Felicidades para a luta que se avizinha.

    ResponderEliminar
  5. E deste lado tb pode contar com o voto! :-)
    Beijinhos e boa campanha.

    ResponderEliminar
  6. Será que o PS não se precipitou, na sua escolha, será que as pessoas vão ligar à exposição do seu currículo,não existiam outras pessoa mais bem posicionadas, perante o eleitorado ligadas ao PS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível que tenha razão, mas essa é uma responsabilidade que não me pode ser imputada. Continuarei a fazer o melhor que posso e sei, com o currículo que tenho. Os eleitores ponderarão entre as várias equipas e escolherão.
      A minha responsabilidade começa nos nomes que eu escolher e sugerir ao PS para integrarem a equipa. Espero, olhando o problema sob o seu ponto de vista, ser mais "cuidadoso" e mais criterioso do que aquilo que o PS foi quando me escolheu. Se o conseguir já ficarei satisfeito.

      Eliminar
  7. Ao contrario do amigo Mentalista entendo que o PS não se precipitou na escolha, até porque aqui há uns tempos atrás um potencial candidato, o Nuno Antão, reafirmou que não seria candidato, o que não invalida que não seja uma mais valia no nosso partido.
    Acredito que existem grandes possibilidaddes, e em emergência potencial humano mais novo e com outra visão de futuro, que ajudados com alguns dos bons dinossauros socialistas ainda proactivos, e no campo de luta actual, iremos dar um novo rumo ao Concelho de SALVATERRA
    Mas isto é como tudo: O Povo é quem mais ordena!

    ResponderEliminar