quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A COMUNICAÇÃO SOCIAL E O ESTUDO QUE COLOCA O NOSSO CONCELHO NO ÚLTIMO LUGAR DO DISTRITO


Terminamos, por ora, as referências ao estudo da Universidade da Beira Interior (UBI) que, com base em dados do INE, analisou e comparou o desenvolvimento económico e social dos 308 concelhos do País e a qualidade de vida das suas populações.

(Distrito de Santarém)

Desta feita publicamos alguns dos textos que foram saindo na comunicação social pois sintetizam com objectividade a situação relatada. 
Triste e inqualificável é ver o despudor com que alguns dirigentes locais do BE em vez de aprenderem com estes dados estatísticos que reflectem a realidade que todos conhecemos, terem tentado desvirtuar o mérito de um trabalho académico, não se coibindo de implicitamente questionar a competência e a avaliação de investigadores e professores universitários. Há limites éticos para se ser autarca e para a sede de Poder. Não pode valer tudo!

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

O Partido Socialista de Salvaterra de Magos lamenta que o concelho surja num "vergonhoso" 262.º lugar entre os 308 municípios portugueses num estudo da Universidade da Beira Interior sobre qualidade de vida e desenvolvimento económico e social.
Em comunicado, o vereador socialista Hélder Esménio atribui a classificação do concelho como o pior do distrito de Santarém e um dos 50 piores do país à governação da maioria do Bloco de Esquerda, frisando que desde meados do actual mandato autárquico a descida foi de 150 posições (era 105.º em 2004).
A classificação do concelho causa "muita apreensão e demonstra quão justas são muitas das críticas" feitas pelos socialistas "ao modelo, ao ritmo e aos resultados de uma governação" que coloca o concelho "cada vez mais distante" dos municípios vizinhos.
"Almeirim (177.º lugar) está quase 100 lugares à nossa frente, Benavente (148.º) está a meio da tabela, melhor que nós 120 lugares, Cartaxo (109.º) e Azambuja (103.º) estão mais de 150 lugares na nossa dianteira, enquanto Santarém (77.º) e Coruche (72.º) estão no top 80, quase 200 lugares melhores que nós", refere o vereador em comunicado.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Luís Gomes, considerou a análise dos socialistas "pura demagogia" e uma "tentativa de aproveitamento político", tendo em conta a proximidade das eleições autárquicas.
Para o também coordenador concelhio do BE, o estudo da Universidade da Beira Interior (UBI) recorre a indicadores que "prejudicam os concelhos de pequena e média dimensão", por serem "muito citadinos" e vocacionado para "grandes cidades ou capitais de distrito".
Por outro lado, Luís Gomes acrescentou a existência de critérios que "têm a ver com infraestruturas, equipamentos e bens que dependem do Poder Central", como é o caso da saúde e do ensino.
O estudo da UBI partiu de 48 variáveis, que vão dos equipamentos culturais, espaços educativos, gestão de resíduos, protecção ambiental, da biodiversidade e da paisagem, investimento em desporto e na educação, segurança, saúde, turismo, dinamismo económico, densidade e volume de negócios das empresas, mercado de trabalho, desemprego, ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem, índice do poder de compra por pessoa, entre outros.
Para Hélder Esménio, a responsabilidade da posição ocupada actualmente por Salvaterra de Magos deve ser imputada a quem tem liderado o município, lembrando que o investimento da Câmara em obras caiu de 4,5 milhões de euros em 2009 para 1,5 milhões em 2010 e que não têm sido criados incentivos à fixação de empresas.
Luís Gomes contrapôs a orientação do executivo bloquista "para as questões sociais" e o facto de o município ser "uma referência em termos de equilíbrio financeiro e no cumprimento dos prazos de pagamento".

COMENTÁRIO: 

Uma lamentável distorção do estudo da UBI feito pelo coordenador BE de Salvaterra. Reparem, tudo vale para o BE, até tentar desvirtuar e maldizer um estudo de cariz meramente universitário. Não há limites para a arrogância e a "cegueira" política. 
O estudo integra 48 variáveis, cujos dados são disponibilizados pelo INE. O estudo coloca Constância, um pequeno concelho no top 10. Marvão, Vimioso e muitos outros pequenos e médios concelhos surgem nos primeiros lugares. Mais perto de nós Coruche está nos primeiros 80 lugares. 
Fica evidente que "o pior cego é aquele que não quer ver". Tão lamentável quão o modelo de governação BE do concelho de Salvaterra de Magos que o "arrastou" para um dos piores concelhos do País no que diz respeito ao seu desenvolvimento económico e social e à qualidade de vida da população é a obstinação dos seus dirigentes que não querem aprender ou considerar críticas e sugestões. 
Quando a realidade é medida pelos estudos e por indicadores objectivos e os resultados são os que são, não são os líderes BE que estão equivocados é a realidade que está errada. Lamentável e absurdo!...

7 comentários:

  1. De acordo com o Gomes do BE estamos 255 lugares abaixo de Constância porque Constância é um Grande Concelho e uma grande Cidade e Capital de Distrito. Pensará este "ser" que a malta é tonta e se deixa enrolar nesta parvoíces.

    ResponderEliminar
  2. é só ver o caso de Coruche o melhor classificado do distrito, e grande capital e muito urbana, como todos sabem

    O BE e os eu coordenador devia era ter "vergonha na cara e ir para a terra dele", como se dizia antigamente.
    O estudo é baseado em 48 factores.. e ele diz que ficamos na cauda por causa de estado, "saude e ensino"... muita cara de pau e falta de vergonha.

    Não fizeram, porque não quizeram, não foram capazes, não tiveram ideias, força e vontade de mudar o concelho. Estiveram agarrados ao poder que nem lapas. Não fizeram eles, nem deixaram fazer a ninguém. quem não conhecem alguém que tentou fazer alguma coisa nova no concelho e simplesmente foi impedido. Excelentes na manipulação e na intriga politica. mas foram incapazes e incompetentes na defenição de uma politica que desse novas e melhores condições a quem vive no concelho. Foram anos perdidos, mas que nos sirva de lição.

    ResponderEliminar
  3. Rua com esta cambada de incompetentes, que compraram votos através de "jobs for de boys" e outros pequenos favores.
    Acorda : Povo que lavas no rio e talhas com o teu machado as tábuas do teu caixão.
    Está na hora de dizer basta!!!

    ResponderEliminar
  4. O BE devia ter vergonha, o que é dificil, pois s´+o se limitam ao poder e mais nada.

    ResponderEliminar
  5. Que lindos discursos.Já sabem o que vão fazer no futuro?
    2013 mexe.

    ResponderEliminar
  6. Sim, sabemos o que fazer em 2013!!
    Acabar com esta pouca vergonha no concelho, que é a politica do BE/anita e seus muchaços. E de forma limpa e justa, com o voto no lugar certo, e não com o voto para ter "certos lugares".

    ResponderEliminar
  7. Eu vou estar cá para ver. Vou guardar estes seus parágrafos.

    ResponderEliminar