terça-feira, 25 de setembro de 2012

UMA HISTÓRIA MUITO MAL CONTADA


De um modo geral há na vida política um conjunto de comportamentos que deviam ser banidos, até porque os eleitos, independentemente das suas convicções e das circunstâncias que os rodeiam, deviam ter por regra de conduta o respeito à verdade mesmo quando ela lhes possa ser momentaneamente adversa.
Escolher o caminho da injúria, da maledicência, dos ataques à honra e dignidade de oponentes ou o da mentira, da meia-verdade ou da omissão são apenas alguns dos exemplos que caracterizam "políticos pequeninos” que não são merecedores da confiança daqueles que deviam representar.
Deste modo prefiro não fazer grandes comentários - deixando à consideração de cada um - os lapsos, as inverdades e as informações dadas pela maioria BE e pelo executivo camarário a propósito da construção do Posto de Saúde dos Foros de Salvaterra. Cinjamo-nos, então, aos factos:

1. Estranhando tanto atraso no arranque da obra de construção das novas instalações do Posto de Saúde dos Foros de Salvaterra, o vereador socialista Helder Esménio pediu, no início deste ano, esclarecimentos junto do Ministério da Saúde, tendo sido informado que a obra já estava adjudicada e aguardava "apenas" o visto do Tribunal de Contas.


2. Apesar de termos dado conhecimento desta iniciativa em reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos a maioria BE não informou da existência de quaisquer razões que estivessem a impedir ou a "travar" aquele visto.
3. Em Março deste ano somos todos surpreendidos com o "Aviso" no Diário da República que confirmava que a Câmara Municipal não tinha aproveitado tantos anos de espera para criar as condições que não impedissem o licenciamento e a construção do "centro de saúde dos Foros de Salvaterra". Repito, Março de 2012.


4. Como se depreende o BE não criou, quando devia, as condições necessárias para que o ministério da saúde avançasse com a obra, e agora à pressa tenta remediar o sucedido, alterando o Plano Director Municipal (3ª alteração).
5. A conclusão que tiramos é possível de ser verificada também na página 3 da Adenda ao Relatório da Proposta de alteração ao PDM, datada de Abril de 2012 e cuja proposta inicial já vinha do ano passado.


6. No final do mês de Abril a Srª Presidente da Câmara voltou a ser questionada sobre esta matéria, desta feita por uma munícipe residente nos Foros de Salvaterra e a resposta foi, como verá seguidamente, evasiva e pouco rigorosa, procurando esconder a responsabilidade que o executivo BE tem num atraso que prejudica sobremaneira a população dos Foros de Salvaterra.


7. Por acção dos vereadores socialistas o tema da construção de uma extensão de saúde nos Foros de Salvaterra voltou, este ano, à ordem do dia da política municipal, por inacção do BE que descurou durante todos estes anos a criação das condições para licenciar esta obra, o Tribunal de Contas não pode ainda dar ordens para que ela avance.


O Bloco de Esquerda culpabilizou sempre as sucessivas administrações de saúde pelo atraso desta obra, escondeu-se depois atrás do visto do Tribunal de Contas e nunca disse aos autarcas, ou à população dos Foros de Salvaterra, que a obra já tinha financiamento, que já tinha empreiteiro, que o ministério queria avançar e que por causa da autarquia ou do Plano Director Municipal tal não pôde acontecer.
Esta maioria BE e a sua gestão camarária "herdaram" todos os postos de saúde que existem no concelho, construídos ou adquiridos por anteriores gestões da nossa Câmara Municipal que, na altura, optaram por avançar, substituindo-se aos governos do País, em benefício das populações.
Esta maioria BE e a sua gestão camarária resolveram não seguir o mesmo exemplo em relação ao único posto de saúde que tinha instalações provisórias, o dos Foros de Salvaterra, e tiveram 16 anos para o fazer!
Esta maioria BE e a sua gestão camarária são para já as únicas responsáveis por ele não estar já em construção.
Esperamos todos que este atraso não comprometa o que já estava adquirido - a construção do posto de saúde dos Foros de Salvaterra!...

1 comentário:

  1. Com a necessidade Nacional de cortar gastos parece-me que esta obra irá ser congelada até novos ventos soprarem. Anita volta a demonstrar competencia na resolução de assuntos importantes para uma Freguesia que contribuiu muito para a sua reeleição.

    ResponderEliminar