segunda-feira, 24 de setembro de 2012

OS AUTARCAS SOCIALISTAS E AS ASSEMBLEIAS DE FREGUESIA


Os eleitos locais, deputados de freguesia socialistas, assumiram nas Assembleias de Freguesia realizadas na noite da passada 6ª feira, as posições que resumidamente apresentamos, destacando aquelas que se nos afiguram mais importantes ou que terão mais interesse para os leitores deste espaço.


Na última Assembleia de Freguesia da Glória do Ribatejo os senhores deputados de freguesia votaram favoravelmente a moção apresentada pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo, João Batista de Oliveira, onde se faz uma referência exaustiva à saúde no concelho de Salvaterra de Magos e, em particular, na freguesia da Glória do Ribatejo, destacando a preocupante falta de médicos e o risco de vida que a população pode correr por não conseguir aceder, em tempo útil, a regulares cuidados médicos.



A Assembleia de Freguesia do Granho tinha por missão essencial, nesta sua reunião, decidir se tomaria (ou não) posição sobre a aplicação da Lei 22/2012, aprovada pela maioria PSD/CDS no Parlamento, e que exige a redução do número das nossas freguesias.
Os eleitos locais do PS em vez de esconderem a cabeça na areia, como outros parecem continuar a preferir, apresentaram uma proposta em que manifestaram a sua total discordância a esta Lei, em que pediram à Assembleia Municipal que não enviasse à Assembleia da República senão junto ao final do prazo a sua decisão de pronúncia, na expectativa de aquela Lei vir a ser suspensa. Afirmaram ainda que se a aplicação da Lei fosse imposta pela AR então preferiam unir-se à freguesia da Glória do Ribatejo pelas razões que se indicam no texto da proposta que se publica a seguir, evitando assim a agregação "automática" à freguesia de Muge. A nova freguesia passará a chamar-se: "União das freguesias da Glória do Ribatejo e do Granho". A proposta inclui ainda a exigência de se manterem abertas as actuais instalações da junta de freguesia passando esta a ser a delegação da nova junta de freguesia, no caso de todo este processo ser irreversível.
Esta proposta obteve 3 votos a favor (PS), 3 votos contra (BE) e a abstenção (PSD). O Presidente da Assembleia de Freguesia, Sr. António Oliveira, utilizou o voto de qualidade que a lei que regula o funcionamento dos órgãos autárquicos lhe permite e a proposta foi aprovada.



Na Assembleia de Freguesia de Salvaterra de Magos os autarcas socialistas fizeram a intervenção que seguidamente se reproduz, onde destacaram o arranque do ano lectivo 2012/2013, a entrada em funcionamento do Centro Escolar da freguesia e o facto de o Professor Carlos Matias ter estado nos Jogos Olímpicos em Londres, enquanto técnico de trampolins. Alertaram ainda o executivo para a situação em que se encontram os jardins e a limpeza das ruas.


Estes autarcas apresentaram igualmente uma moção manifestando a sua preocupação pelo estado da saúde no concelho, cujo texto é próximo do que acima se reproduziu, a qual mereceu a aprovação dos deputados de freguesia presentes.
Depois da intervenção dos vereadores socialistas na última reunião da Câmara Municipal e após aqueles autarcas terem alertado a comunicação social para a gritante falta de médicos no concelho, as Assembleias de Freguesia da Glória do Ribatejo e de Salvaterra de Magos associaram-se a este esforço de denúncia pois são as populações que ficam desprotegidas e sem acesso a cuidados médicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário