terça-feira, 4 de setembro de 2012

PROFISSÕES COM FUTURO


Não temos a pretensão de esgotar neste post a abordagem a este tema, tanto mais que ele é pouco mais que uma percepção, uma ideia de desenvolvimento que pode (ou não) vir a confirmar-se. Publico, no entanto, a notícia seguinte, pois o seu conteúdo parece-me uma importante ajuda, dado que enumera um conjunto de hipóteses e de considerandos que devem ser ponderados pelos jovens na tomada de uma decisão sobre o seu futuro escolar/profissional.


Qual é a criança que não sonha ser princesa ou bailarina, no caso das meninas, e um Cristiano Ronaldo ou um astronauta em busca de aventuras no espaço, no caso dos meninos? E quem nunca brincou aos médicos?
Da brincadeira de criança até chegar à faculdade, onde é exigida uma média de 19 ou 20 valores, e tirar o curso de medicina, vai um caminho longo e difícil, mas quem o consegue percorrer tem uma profissão de futuro. Mas não são só os médicos e os enfermeiros que têm futuro. Todas as profissões ligadas à saúde e ao envelhecimento da população e que abrangem um leque enorme de possibilidades de escolha são profissões de futuro. "O envelhecimento da população leva a que a geriatria e o acompanhamento de pessoas idosas sejam áreas em expansão", defende José Bancaleiro, o presidente da ‘executive search' Stanton Chase.
Este envelhecimento torna importantes não só os cuidados primários como a "prevenção na área da saúde", defende Pedro Brito, ‘managing partner' da consultora Jason Associates. "A saúde vai ficar mais cara e encarecer o risco na área dos seguros, por isso, haverá uma aposta grande na prevenção. Surgiu até já uma moda em Inglaterra, entre os gestores de topo, que é o ‘life health coaching'", acrescenta Pedro Brito.
A par da saúde, num mundo dominado pelas tecnologias e pelo digital, as profissões ligadas às Tecnologias de Informação e Comunicação "vão continuar a dominar", refere José Bancaleiro. Não só as engenharias de telecomunicações, electrotécnicas, etc, mas tudo o que é marketing ‘online', ‘e-commerce', ‘elearning', etc. Vai ser cada vez mais importante "chegar ao mundo através do canal digital", sublinha Pedro Brito.
Quem for especialista nas duas áreas que vão dominar o futuro - saúde e novas tecnologias - tem sucesso garantido. Quer em profissões ligadas à saúde e que saiba dominar a tecnologia quer nas que desenvolvem tecnologias aplicadas à saúde.
Por outro lado, as engenharias especializadas como engenharias de som, de sistemas, termodinâmicas, de energias renováveis, etc. são também o futuro. "Haverá um ramo comum na engenharia e depois o futuro são as especializações", defende o presidente da Stanton Chase.
Também as funções especializadas ligadas à energia, e não só às energias renováveis, serão importantes, diz Pedro Brito. Por exemplo, o engenheiro geológico será muito procurado por países emergentes. No entanto, as preocupações com o meio ambiente e a ecologia serão cada vez mais importantes, tornando essenciais os engenheiros e técnicos que trabalham com o desenvolvimento de novas formas de energia, que não poluem: renováveis, eólicas, etc.
E quem, em criança, nunca quis ser astronauta? Ir à lua, descobrir novos planetas, procurar os marcianos? Hoje, a indústria aeroespacial está em expansão e as profissões a ela associadas são de futuro. Não só os engenheiros aeroespaciais, mas o próprio turismo espacial trará oportunidades de emprego. Já se imaginou a fazer turismo na Lua? Já não é preciso ser criança para sonhar com essa viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário