terça-feira, 11 de setembro de 2012

OLHAR A PRAIA DOCE


No passado dia 7 de Setembro (5ª feira), a SIC no programa matinal "Querida Júlia" fez uma pequena reportagem sobre a nossa Praia Doce (Praia dos Tesos).


O vídeo que os espectadores puderam visualizar inclui algumas fotos antigas e nelas é possível ver que a Praia era muito frequentada e também é possível imaginar o entusiasmo com que as famílias o faziam.


Sem dinheiro para rumar à Nazaré ou à Figueira da Foz a população do concelho ali se banhava, apanhava sol, tomava as suas refeições e procurava as sombras dos salgueiros. Onde antes havia areia (foto acima) hoje há apenas lama e lodo (foto no final).


Apesar do investimento feito, com o apoio dos fundos comunitários (VALTEJO), a Praia Doce está ao abandono, os equipamentos estão degradados, vandalizados. O lixo e o desleixo tomaram conta daquele aprazível local.


A convite da SIC estiveram com os repórteres daquele canal José Rodrigues Gameiro e os membros de uma comissão que procurou melhorar as condições da Praia dos Tesos (em 1975): Rui Antão, José Manuel Cabaço, António Santa Bárbara e António Cura, que lembraram o passado e "lamentaram" o presente.


Nos depoimentos que deixaram e que podem ser ouvidos no endereço electrónico que no final deixamos, as opiniões dividem-se entre os que já não acreditam e os que ainda crêem que aquela praia fluvial no Rio Tejo possa voltar a ser procurada pelas populações. 



Seja ou não possível a uma futura gestão autárquica cumprir, no prazo indicado, a "promessa" que a Presidente da Câmara Municipal deixou no ar, quando lhe falta um ano de mandato, aquele local terá de ser um espaço mais cuidado e, dessa forma, mais apelativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário