quinta-feira, 20 de setembro de 2012

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 19-09-2012


No período antes da Ordem do Dia a o Sr. vereador Manuel Neves (BE) informou, entre outros, que os serviços municipais tinham feito intervenções de reparação e/ou pintura nas escolas e jardins-de-infância das freguesias, que no complexo desportivo e na Est. da Barragem tinha havido intervenção da roçadora, que a equipa de remendagem de pavimentos realizara trabalhos na freguesia dos Foros de Salvaterra, onde também se limpara um aqueduto e uma vala junto à EN 114-3. Em Salvaterra de Magos foram limpas as sarjetas e efectuada uma desbaratização e desratização no Bairro da Chésal [assunto para o qual os vereadores socialistas oportunamente chamaram a atenção da maioria].
A vereadora Margarida Pombeiro (BE) informou que a Câmara Municipal não vai aumentar o custo das refeições escolares nem o do prolongamento do horário nas pré-primárias, apesar de aquele decorrer este ano até às 19 h e já não até às 18 h como sucedia no ano passado, procurando dessa forma servir melhor as famílias. Disse ainda que se mantinham os transportes escolares, apesar de a lei não o exigir, às crianças da pré-escola e às do ensino básico que habitem a mais de 2,5 Km da escola, quando a lei só exige que isso se faça a partir dos 4 Km. Terminou dizendo que a Câmara custearia na totalidade o preço dos manuais escolares para as crianças do escalão A da acção social escolar (e 50% desse custo para as do escalão B), ultrapassando o limite de 26,60€ que a lei impunha como mínimo, sempre que necessário.
O vereador Luís Gomes (BE) fez uma intervenção a propósito das manifestações de 15 de Setembro, destacando a contestação à “troika” e à direita, nomeadamente por causa da redução de salários e do fim de serviços públicos. Disse que o passo seguinte no combate destas políticas deveria ser a greve geral e um governo de esquerda que rompa com a “troika”. A segunda intervenção que protagonizou foi para saudar o referendo de Milheirós de Poiares onde 80% da população votaram a favor da freguesia passar do concelho de Santa Maria da Feira para o de S. João de Madeira. Este referendo é não vinculativo e quem vai tomar a decisão final é a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira. Acrescentou ainda que os referendos locais que o Tribunal Constitucional chumbou de Barcelos e Crestuma tinham que ver apenas com a pergunta e criticou o PS por não ter sido adepto da realização do referendo. [Em resposta o vereador socialista Helder Esménio disse que a pergunta do referendo de Milheirós nada tinha que ver com a pronúncia (ou não) da Assembleia Municipal, era antes uma tentativa de se manter aquela freguesia pois o concelho para onde queriam passar tem só 1 freguesia, o que por si só garantiria a manutenção da freguesia. Este vereador socialista explicou que no limite o que os autarcas de Milheirós estavam a fazer era tentar preservar uma freguesia, exactamente o mesmo que a nossa Assembleia Municipal pois também tentava preservar o maior número possível de freguesias, ao contrário do BE que pela sua posição conduziria à extinçãso de 3 freguesias. O vereador Helder Esménio terminou desafiando o BE a corrigir então os termos das perguntas que fez em Crestuma e em Barcelos - e que era igual à que queriam para Salvaterra de Magos - possibilitando nova decisão do Tribunal Constitucional, o que, na sua opinião, jamais sucederia por o referendo com aquela intenção ser ilegal].

A Srª Presidente de Câmara começou por saudar [referências a que também nos associámos posteriormente] o Clube Náutico de Salvaterra de Magos pelo 2º lugar nacional de João Maria Murjal na prova de canoagem (K1, iniciados), o Rancho Folclórico Regional dos Foros de Salvaterra pela organização do seu VI Festival de Folclore, a vitória da Secção de Futebol da Casa do Povo de Muge no IV Torneio Municipal de Futebol de 11, os resultados de Valdo Neves (2º lugar) e de Márcio Neves (4º lugar) na prova nacional de duatlo e, por fim, a apresentação pública da Secção de Futsal do Clube Desportivo Salvaterrense. Continuou a intervenção referindo que a 29 e 30 de Setembro teria lugar a comemoração do III aniversário da Falcoaria Real [tema a que oportunamente dedicaremos um post]. Informou que não pudera estar de manhã na Assembleia da República para ser ouvida como representante da petição onde se pedia a manutenção das nossas 6 freguesias e que mandatara para a substituir o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos. Está-se a aguardar que esta petição e as outras realizadas no País possam ser agendadas para subir a debate no Plenário. Destacou, por fim, a inauguração do Centro Escolar de Salvaterra de Magos e deu os parabéns aos serviços municipais pelas obras de conservação que fizeram nas escolas. A este propósito o vereador Helder Esménio (PS) fez a seguinte intervenção.


Na intervenção inicial a Srª Presidente da Câmara sublinhou ainda os apoios sociais concedidos que são maiores do que aqueles que são exigidos por lei à autarquia e disse que o aumento das taxas de IMI era para ajudar a manter estes apoios sociais. A este propósito o vereador Jorge Burgal (ex-PSD) informou de que se tivesse estado naquela reunião de Câmara votaria contra o aumento daquele imposto pois em resultado da reavaliação em curso pelas Finanças, o valor patrimonial subiria em média 75% e a Câmara Municipal conseguiria assim, sem mexer nas taxas, um aumento de receita. Este vereador ainda saudou a presença de empresários do concelho na Feira da Agricultura que teve recentemente lugar em Valada do Ribatejo. Ainda a propósito do IMI o vereador Helder Esménio (PS) fez a intervenção crítica que se publica seguidamente onde considerou displicente a intervenção da Câmara na Assembleia Municipal.



Aquele vereador terminou a intervenção dando conta das preocupações que atravessam a população do concelho com a crescente falta de médicos, insurgindo-se com o tratamento desigual que o Serviço Nacional de Saúde nos dá, quando percebemos que na região haverá cerca de 1.800 pessoas por médico do centro de saúde e no nosso concelho as pessoas que dependem de um único médico são, em média, o dobro. Responsabilizou ainda os dirigentes do ministério da saúde se surgirem vítimas em razão da falta de acesso aos cuidados de saúde. [No início da semana publicaremos post onde daremos mais informações sobre esta matéria].
O vereador João Manuel Simões (PS) fez uma intervenção em que pediu para se reforçar a recolha de lixos no concelho ou se aumentar a capacidade de armazenamento nas ruas e numa outra  pediu também a recolocação de alguns abrigos das paragens de autocarros para se adequarem melhor às necessidades dos passageiros.


No período da Ordem do Dia os vereadores aprovaram unanimemente as isenções de taxas de recinto, ocupação de via pública, de ruído e de restauração relativas a eventos da Feira da Ladra em Marinhais, organização da Associação do Carnaval, do Festival de Folclore organizado pelo Rancho Folclórico Regional dos Foros de Salvaterra, da VI Concentração Motard em Salvaterra de Magos, numa organização do Grupo Motard Soul Fly, do rastreio auditivo em Salvaterra de Magos, uma iniciativa da Acústica Médica e a realização de procissões religiosas em Marinhais. Os vereadores tomaram ainda conhecimento da 9ª alteração ao orçamento da câmara municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário