sábado, 15 de setembro de 2012

UMA ESCOLA QUE SÓ PECA POR TARDIA


Com muito atraso em relação ao que já sucedeu nos concelhos vizinhos de Benavente e Almeirim, por exemplo, foi finalmente inaugurado o primeiro Centro Escolar de que o concelho de Salvaterra de Magos beneficia.


As dezenas de pessoas que acorreram ao local para visitar as instalações deste novo equipamento educativo, que alberga as crianças da pré-primária e do 1º ciclo da freguesia de Salvaterra de Magos, tiveram a animar a sua visita a participação da banda da Academia de Música Salvaterrense e as associações que promovem a dança moderna Mc Company e Dream Dancing.

Um cardume fora de água :)

A cerimónia de inauguração terminou na Sala Polivalente do Centro Escolar, onde intervieram a Srª Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, a Srª Directora do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos e a Srª Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário.


Apesar da construção do Centro Escolar de Marinhais estar parada há ano e meio, o que se nos afigura tempo demais para encontrar um empreiteiro que substitua o que por dificuldades financeiras "abandonou" a obra, acreditamos que a sua inauguração, ainda mais em ano de eleições autárquicas, acontecerá com o arranque do ano lectivo 2013/2014.

Centro Escolar dos Foros de Salvaterra: Uma promessa BE que acaba por terra

Bem mais difícil será esta maioria - que teve no passado outras prioridades (complexo desportivo municipal, centro de interpretação do Cais da Vala, aquisição de terreno em Muge para área industrial, na única freguesia que já tem uma, semi-ocupada) - construir o Centro Escolar dos Foros de Salvaterra que a Câmara Municipal, para beneficiar eleitoralmente o BE, prometeu na campanha de 2009, colocando no hipotético local uma placa que, entretanto, por vergonha retirou. Também nada se conhece, infelizmente, do que será feito para requalificar as escolas que recebem as crianças que não vão poder estar em Centro Escolar - Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Muge e Granho.

5 comentários:

  1. Fico muito satisfeito com a inauguração do Centro Escolar de salvaterra de Magos, tenho muita pena desta demorosa paragem do Centro Escolar de Marinhais,mas incomoda-me e revolta-me o desprezo, que a CAMBRA municipal, tem tido pelas escolas do Granho, Foros e Gloria do Ribatejo, são escolas para continuar e não custava nada fazer um PLANO DE RECUPERAÇÂO para estes espaços EDUCACIONAIS, não sei se a SRa Presidenta sabe o que isso é, "andam a fazer uns remendos, pinta porta repara porta suja parede ect. ect" simplesmente fantochada, naão consigo compreender como se gasta milhões nus locais e não se dá dignidade ás crianças destas Freguesias com alguns milhades, o chão das salas é uma vergonha as paredes é uma vergonha, o exterior é uma vergonha "andaram a colocar no extrior da escola da Glória uns bancos usados que vieram doutro lugar, tenham caracter" as escolas da Glória do Granho e foros merecem um plano de recuperação URGENTE, e pode ser feito fazeado,mas para isso é necessário termos Presidentes e Vereadores que saibam o que é isso e tenham atitude para com os municipes. FICA CERTAMENTE PARA 2013/2017 caso os eleitors entendam.
    Agora fazendo uma análise abrangente dos investimentos nos ultimos anos é outro desnorte de quem não sabe o que anda a fazer e o que interessa é fazer uma obra para inaugurar, nem que tenha estado ausente um ano inteiro nem receba as colectividades para reuniões nem respeite ninguem mas vai á inauguração de qualquer coisa, existiram obras neste concelho centralizadas em algumas freguesias, ficando outras com nada: complexo ou descomplexo desportivo em Marinhais 3.000000.00 para não ter utização que justifique o investimento,1.500.000.00. na aquisição de um terreno em muge, ao menos semeiam cenouras, 1.000.000.00 em Muge para quê para quê certamente para o nada, certamente para acumular, mais gasto de energia nas IPs, recuperou-se ringues em Muge, Granho e nos Foros tambem nos Foros recuperação de um espaço no valor de 300.000.00 ect ect SÒ UMA NOTA NA GLÒRIA A ULTIMA OBRA FOI A REPAVIMENTAÇÂO NA RUA DE MUGE E RUA DE CORUCHE; A QUAL FICOU POR TERMINAR, REPARAR BERMAS; MARCAÇÔES ECT. mas o que é que isto tudo interessa, se a culpa tanto é do executivo liderado por esta senhora como dos MUNICIPES deste CONCELHO BEM HAJA A TODOS

    ResponderEliminar
  2. Sr. vereador penso que o sr. sabe com rigor os custoa dos investimentos relatados pelo bode velho, no minimo para o esclarecer não só a ele mas também a todos nós dida lá sr. vereador os valores corretos é que penso estamos na presença de um erro de mais de 1.500.000, que dará para fazer obras na gloria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário anterior é bem mais próximo da realidade do que o seu. O custo do terreno em Muge foi 1,1 milhões de euros em empréstimo bancário que as próximas gerações pagarão, grande parte do custo do complexo é também um empréstimo bancário que outros pagarão mas que o BE inaugurou. Os juros e as despesas inerentes a essas obras farão disparar o seu custo inicial. Assumo o compromisso se ainda cá estiver na altura em que se pague essas obras de dizer ao povo do concelho quanto é que elas custaram :)

      Eliminar
  3. O sr. Engº congratula-se muito com esta inauguração, mas concretamente ao Jardim Infantil do Centro Paroquial, já se inteirou da situação? O que vai ser duma Instituição que desde há muitos anos educa e socorre muitas famílias?
    è legítimo que na actual conjuntura as pessoas coloquem os seus filhos e falo so de pré-escolar, no centro Escolar, porque sempre é mais barato, julgo eu, mas o futuro das IPSS, como serã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Creio que de algum modo deu a resposta a parte da pergunta que coloca.
      É natural, por um lado, que um autarca fique satisfeito quando no seu concelho surge uma oferta pública na área da educação, tão atrasados nós estamos em relação ao que sucede nos concelhos vizinhos.
      Todos sabemos há já vários anos que estaria para ser edificado este equipamento que possibilitará às famílias pagar menos.
      O que desejo é que o Centro Paroquial possa continuar o trabalho que tem feito, alterando um pouco a oferta. Conheço alguns dirigentes desta instituição e sei bem que o vão tentar.

      Eliminar