quarta-feira, 19 de setembro de 2012

LICENCIATURAS COMPENSAM


Há mitos que se vão criando quer junto dos jovens como dos seus pais e encarregados de educação que importa combater pois podem influir negativamente uma tomada de decisão sobre o futuro das novas gerações.
Já todos teremos ouvido, aqui e ali, de que não vale a pena estudar, de que quem o faz consegue apenas um diploma para o desemprego, tirar um curso para quê (?!) se depois se acaba por não exercer, são apenas alguns dos argumentos que se começam a banalizar.
É evidente que essa é uma decisão que cabe a cada família, mas é desejável que uma decisão tão importante seja pelo menos uma decisão informada.
Já aqui demos conta recentemente de algumas das formações/profissões que, neste momento, são mais apelativas do ponto de vista da empregabilidade, hoje o artigo que divulgamos dá nota da diferença de rendimento médio entre aqueles que terminaram os estudos no fim do ensino secundário e os que os prosseguiram. 


Com o desemprego a subir em Portugal, os licenciados não fogem ao flagelo, mas a verdade é que tirar um curso superior ainda compensa. Segundo os indicadores da OCDE, Portugal é o país onde os licenciados podem esperar uma maior diferença salarial em relação àqueles que apenas concluíram o secundário. Os números da organização dizem que um licenciado em Portugal ganha, em média, mais 55% que uma pessoa que apenas tenha concluído o 12.º ano, um valor que fica 14 pontos percentuais acima da média dos 36 países abrangidos pelo estudo.
A organização conclui ainda que um jovem que decida investir no superior pode esperar um ganho líquido na sua carreira, em relação a quem fique pelo secundário, de cerca de 287,5 mil euros, no caso dos homens, e 163 mil euros, no das mulheres. A média da OCDE está bem abaixo: 124 mil euros (homens) e 85,4 mil euros (mulheres).
No relatório "Education at a Glance" de 2012, a OCDE sublinha: "o ensino superior traz benefícios económicos substanciais aos estudantes, especialmente em Portugal". Apesar deste ganho considerável dos licenciados, o relatório refere que tirar um curso em Portugal já compensou mais, uma vez que o diferencial tem vindo a descer. Em 1999 chegava aos 78%.

3 comentários:

  1. Compensam e haverão sempre de compensar, nem que seja pelos conhecimentos que são transmitidos e perpetuados, agora também é preciso interesse, para além do económico, para quem tem oportunidade de estudar.

    hoje fui lever o miúdo à escola de marinhais, e volto a ver transito a circular ao lado do café. também vejo no espaço uns canteiros, e fico confuso, porque será aquele um espaço de jardim ou uma via de circulação que coloca em perigo quem vai a passar no passeio e até na estrada, porque ali conduz-se depressa (é um atalho para aceleras). das duas uma, deveriam fechar o espaço para que nem carros nem motas lá pudessem passar ou então se é para ser transitável, ao menos que tenha condições e que os carros não apareçam de surpresa (porque surgem tapados pelo contentor, para quem vai da escola). também correm vozes a dizer que nesse espaço vai haver um parque de estacionamento, talvez fosse boa ideia, o transito fica muito complicado em horas de entrada e saída dos alunos, devido a carros mal estacionados, nomeadamente junto à curva do pavilhão, e depois os que passam ao lado do café, ajudam ainda mais à confusão, mas lembrem-se de tapar o estacionamento para que não seja possível sair ao lado do café, senão fica tudo na mesma. peço para que façam alguma coisa, em nome da segurança de todos. meninos dos 10 aos 14-15 anos por vezes não têm noção do perigo e há que fazer tudo para os proteger. ah, e ainda me esquecia do perigo que é, os meninos que vão para o café e têm de atravessar o espaço ao lado do café a correr por entre os carros. custa pensar que um dia alguém pode ali ser atropelado.

    ResponderEliminar
  2. Que escola?
    Meninos dos 10 aos 14-15 anos.
    E os de 6 anos? estão esquecidos.
    Eu com 11 anos ia para Santarém de comboio.
    Saía de Marinhais 7 horas e voltava 20 horas.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo Anónimo, apenas foram referidos os meninos do 10 aos 14-15 anos porque o post foi referente à escola eb 2 e 3 de marinhais.

    ResponderEliminar