terça-feira, 20 de março de 2012

TURISMO E NATUREZA - O MELHOR E O PIOR


O projecto da cultura avieira a património nacional é um dos mais importantes passos que, neste momento, pode ser dado para a criação de um novo destino turístico - o Rio Tejo.

(Salvaterra de Magos)

Neste contexto assume relevância a acção de investidores privados que já disponibilizam ofertas de cruzeiros no Rio com partidas, entre outros locais, do Cais da Vala em Salvaterra de Magos e do Cais do Escaroupim.

(Escaroupim)

Começa também a surgir oferta hoteleira associada a este novo destino que se entre-cruza com outras valências locais que precisam de ser mais e melhor promovidas - como o cavalo, o touro e os espectáculos tauromáquicos, o vinho, a gastronomia e os doces regionais, a paisagem ribatejana, a charneca e a Barragem de Magos, o artesanato, os usos e os costumes, para além do seu património cultural e histórico (Paço Real, Falcoaria, mesolítico/concheiros, período romano, etc).


Quem tem este património natural tem de cuidar dele, daí que não seja aceitável a quantidade de entulho e outros resíduos que muitos vão criminosamente depositando nas nossas matas, ao longo dos caminhos florestais e até junto ao Rio (na zona da Pinheiroca).


A Câmara Municipal não pode, também, encolher os ombros como o fez com o recente abate de árvores junto da albufeira da Barragem de Magos e como o continua a fazer na Praia Doce (Praia dos Tesos), que deixou ao abandono e ao vandalismo, como as fotos evidenciam.


Talvez com o estudo recentemente proposto para esta área de um observatório de aves e outros equipamentos - que está em apreciação pelo projecto da cultura avieira - se possa requalificar este espaço que em tempos foi o local predilecto de veraneio dos habitantes de Salvaterra de Magos.

4 comentários:

  1. Não foi esta Presidente de camara que definiu "O Turismo" como eixo de desenvolvimento prioritário do Concelho de Salvaterra de Magos justificando desta forma uma não aposta na industria referindo inclusivé que gostaria de manter o Concelho como um lugar aprazível para se viver e que a industria viria estragar este bem de que os habitantes do mesmo usufruiam?? Por aqui se pode analisar o estado do "EIXO DE DESENVOLVIMENTO DO CONCELHO"

    ResponderEliminar
  2. Desenvolvimento turístico e desenvolvimento económico com emprego são compatíveis. É preciso é trabalhar - e muito - para isso. Infelizmente trabalho, persistência e empenho não têm sido os principais predicados desta maioria camarária!

    ResponderEliminar
  3. A praia dos tesos vai voltar a estar na moda? Va gaste-se la mais uns milhares de euros e abandone-se outra vez. E a barragem?

    ResponderEliminar
  4. Limpar a Praia Doce, preservar os equipamentos que ali existem poderá não ter custos relevantes. A instalação de outros equipamentos terá que ver com o eventual envolvimento do Projecto da Cultura Avieira e com os meios financeiros que venham a ser disponibilizados. Doutro modo, nada de significativo se poderá fazer.

    ResponderEliminar