domingo, 18 de março de 2012

AF DOS FOROS DE SALVATERRA A 16-3-2012


Na noite da passada 6ª feira teve lugar na sede da Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra uma reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia com vista a debater a Proposta de Lei 44/XII, que a ser aprovada com os critérios propostos determina a redução a metade do número das freguesias do concelho de Salvaterra de Magos.

(Presidentes da Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra)

No início dos trabalhos o Presidente da Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra colocou à discussão dos presentes a petição/recolha de assinaturas junto da população que visa contestar esta proposta de lei, nomeadamente o carácter obrigatório de as freguesias se agregarem. A decisão de aprovação da petição foi unânime.


Os trabalhos prosseguiram com a leitura - e a aprovação por unanimidade - de uma moção apresentada pelo BE condenando a extinção de freguesias e apelando à maciça subscrição da petição.
Os deputados de freguesia eleitos pelo Partido Socialista (José Jorge dos Santos e Cláudia Mesquita) - visíveis à direita na foto abaixo - leram uma outra moção, também aprovada unanimemente, em que a Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra, decide:

  1. Rejeitar os critérios constantes da Proposta de Lei nº 44/XII - Reorganização Administrativa Territorial Autárquica – que determinam a redução a metade do número de freguesias do concelho de Salvaterra de Magos;
  2. Apoiar a recolha de assinaturas junto da população da freguesia - e em todo o concelho - com vista à condenação do conteúdo da Proposta de Lei nº 44/XII;
  3.  Aderir à manifestação, organizada pela ANAFRE, de cariz cultural, etnográfica, demonstrativa das raízes, da riqueza e da representatividade das Freguesias, a realizar no próximo dia 31 de Março, em Lisboa.
  4. Remeter a presente moção a Suas Excelências o Presidente da República, o Primeiro-ministro e ao Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República, à Associação Nacional de Municípios Portugueses, à ANAFRE, à Câmara e Assembleia Municipal, às demais freguesias do concelho de Salvaterra de Magos e à comunicação social.


A reunião terminou com a Srª Presidente da Junta a apelar à participação de todos na manifestação - a que alude a moção acima - informando que esta desfilará, a partir das 14.30 h, entre o Marquês de Pombal e o Rossio. A concentração das pessoas iniciar-se-à pelas 13.30 h.

Sem comentários:

Enviar um comentário