sexta-feira, 23 de março de 2012

VAMOS LÁ LIMPAR PORTUGAL


É já amanhã que esta iniciativa "Mãos à Obra, Limpar Portugal" vai para as ruas e para as matas, também no concelho de Salvaterra de Magos. O ponto de encontro é o que for definido em cada localidade pela respectiva Junta de Freguesia. Ainda vai a tempo de se informar!...


Na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos os vereadores socialistas saudaram todos os que se disponibilizem para ajudar e fizeram a intervenção que seguidamente se transcreve.

"Queremos saudar os cidadãos do nosso concelho que no próximo sábado, dia 24 de Março, vão cooperar com as nossas Juntas de Freguesia e com a Câmara Municipal nas acções de limpeza das nossas matas e/ou das nossas ruas.
Esperemos que este tipo de iniciativas para além da recolha de lixos permita – e isso seria o mais importante – contribuir para a alteração de comportamentos.
O planeta onde vivemos é único e é nele que também vão ter de viver os nossos filhos e os seus filhos. Ninguém tem o direito de com a sua prática maltratar e prejudicar a “casa” onde vão viver as gerações futuras. É muito mais que uma questão judicial ou criminal, é uma questão de cidadania.
Saudamos ainda, neste contexto, o movimento de cidadãos que “corre” nas redes sociais e que visa a limpeza da Praia Doce (Praia dos Tesos), tornando-a mais aprazível e recolocando-a nos hábitos de fruição da nossa população.
Se este objectivo for alcançado certamente que os actos de vandalismo, dirigidos aos equipamentos ali existentes, tenderão a diminuir e aquele espaço ficará mais apetecível para todos.
Bem hajam os que possam ajudar e aqueles que já realizam no seu dia-a-dia a separação de resíduos e a sua correcta deposição nos Ecopontos correspondentes ou nos locais definidos pelas autarquias."

3 comentários:

  1. Mas esta iniciativa é feita a partir da internet e das reuniões de Câmara? Onde é que está os cartazes e divulgação no terreno?

    ResponderEliminar
  2. A iniciativa é de âmbito internacional, nacional e municipal. A iniciativa não é liderada pelos autarcas ou pelo poder político. A ideia,tanto quanto julgo saber, é que as autarquias apoiem a iniciativa dos cidadãos.
    Com os meios que tenho ao meu alcance procuro divulgá-la, espero que outros façam o mesmo. Nalgumas Juntas de Freguesia houve reunião entre as autarquias e colectividades no sentido de articular acções e definir objectivos. Posso neste momento dizer-lhe que em Marinhais vai haver "Limpar marinhais", direccionado à recolha de resíduos nas ruas da freguesia, com início aprazado para as 8.30h e concentração no Largo da Comissão de Festas.
    Sei que também há um movimento de cidadania que visa a limpeza da praia Doce na manhã de amanhã.

    ResponderEliminar
  3. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Muge tornou público também o seguinte:
    "Concentração na Sede da Junta de Freguesia às 9h.
    Existem 3 a 4 locais que identifiquei onde existem lixos. No sábado de manhã decidimos consoante o número de participantes se conseguimos ir a todos.
    Os locais são: EN 118 frente à Zona Industrial; Zona a norte do Porto do Sabugueiro; Ponte D. Amélia.
    Se me tiver falhado alguma zona com lixos acumulados, digam.
    Dado que este ano o Projecto Limpar Portugal não teve a divulgação como em 2010, não haverá logística por parte dos aterros sanitários, e a Câmara Municipal virá recolher o lixo recolhido durante a semana seguinte para levar para o aterro sanitário da Raposa."

    ResponderEliminar