sexta-feira, 23 de março de 2012

O BLOCO E AS (SUAS) TOURADAS…



Em 19 de Janeiro deste ano foi derrotada no Parlamento a petição, apoiada pelo Bloco de Esquerda, que queria o fim das corridas de touros.
É curioso lembrar, a propósito, a intervenção da deputada BE, Catarina Martins, que argumentou que as corridas de touros provocam nos animais envolvidos um “sofrimento brutal” num espectáculo que é “bárbaro”.


Na mesma altura a deputada socialista Gabriela Canavilhas sublinhou a “manifestação inequivocamente cultural” da tauromaquia, que leva anualmente 900 mil pessoas às praças e mais de três milhões a festas taurinas e que, tal como não foi introduzida por decreto, não poderá ser abolida dessa forma.


Mas não ficam por aqui as iniciativas do Bloco de Esquerda. Apresentaram, na passada 6ª feira, um Projecto de Lei na Assembleia da República que visa a “Proibição da exibição de espectáculos tauromáquicos na televisão pública”.
Diz-se textualmente na sua proposta (artº 3º): “1 - É proibida a exibição e promoção de espectáculos tauromáquicos nos serviços de programas do serviço público de televisão e em qualquer serviço de programas de empresas participadas ou financiadas pelo Estado Português.



Estes singulares posicionamentos do Bloco de Esquerda contradizem o que a mesma força partidária defende em Salvaterra de Magos, a única autarquia que é liderada por uma maioria bloquista.


O Bloco de Esquerda com estas posturas ziguezagueantes procura agradar a tudo e a todos. Junta-se à petição para proibir as corridas de toiros, agora quer impedir o seu visionamento nos canais públicos e, enquanto isso, em Salvaterra de Magos quer agradar aos aficionados.



 Ana Cristina Ribeiro, a única presidente de câmara do Bloco de Esquerda, afirmou ao jornal Público não saber “se o Bloco de Esquerda será contra as corridas de touros mas pelo menos não é apoiante das corridas de touros. Penso que isto em nada impede de que o bloco de esquerda tenha um concelho que é Salvaterra de Magos e que a sua presidente seja uma aficionada.
Erro de casting, falta de comunicação ou “pieguices”?!...

4 comentários:

  1. Esta contradição seria evidente se a Srª Presidente fosse do BE o que não acontece. O BE foi apenas uma zona de segurança e conforto que albergou a Srª no momento em que se efetivou o afastamento dos seus camaradas de sempre da CDU. O BE ganhou porque assim entrou no mapa autárquico e a Srª ganhou porque pode concorrer ás eleições com o apoio de uma máquina partidária. Se fosse uma relação entre espécies seria um MUTUALISMO.

    ResponderEliminar
  2. Em tempos e a propósito deste tema, o canal TVI veio a Salvaterra e entrevistou a Sra. Presidente bem como outras pessoas e entidades ligadas não apenas à tauromaquia, como e também pessoas desde sempre ligadas à criação de toiros e cavalos, recordo uma frase de um ganadero local que disse:

    "...É mais fácil "cair" a Câmara de Salvaterra de Magos e a Sra. Presidente, do que o BE acabar com as touradas e demais tradições à tauromaquia ligadas. A Sra. Presidente não é burra ao ponto de querer entrar numa guerra, que desde logo à partida seja uma causa perdida..."

    As palavras poderão não ter sido integralmente estas, mas foi algo muito semelhante, esta reportagem realizada no ano de 2009, passou em horário nobre nos noticiários nacionais.

    Luís Almeida

    ResponderEliminar
  3. O mesmo acontece com as questões do sindicalismo, nomeadamente a Greve Geral, em que encarregados e pessoas ligado ao BE não assumem a posição do seu partido. Não existe qualquer empenhamento da Concelhia do BE nas Greves, bem como alguns dos seus membros, colam cartazes no dia anterior e no dia da Greve la estão eles no trabalho, como se nada fosse com eles. Coerencia é coisa que não lhes assiste!

    ResponderEliminar
  4. Mais um que só come e dorme!
    É lindo roubar o povo.

    ResponderEliminar