quarta-feira, 14 de março de 2012

INJUSTIÇAS RELATIVAS


A manter-se a actual proposta de lei para a reorganização do território das autarquias, o nosso concelho perde metade das suas freguesias e será um dos mais afectados do País. O Governo afirmou querer reduzir em cerca de 30% o número daquelas autarquias e, se assim fosse, nós teríamos a possibilidade manter 4! Mas também no distrito de Santarém somos dos mais penalizados.


Numa primeira leitura verificamos que se mantém municípios (Alpiarça, Constância, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Sardoal e Vila Nova da Barquinha) – um terço dos concelhos do distrito -  com menos habitantes do que as nossas freguesias terão, se forem obrigadas a unir-se. É um contra-senso exigir a uma freguesia condições mais exigentes do que a um município, quando todos/as são classificados/as como espaço rural, baixa densidade populacional (nível 3).
Do quadro acima também retiramos que há concelhos com 1/3 da nossa população que ficarão com mais freguesias que nós (Ferreira do Zêzere, Mação, Vila Nova da Barquinha). Alcanena com pouco mais de metade da nossa população e do nosso território ficará com mais do dobro das nossas freguesias. Rio Maior com a mesma população e a mesma dimensão territorial que o concelho de Salvaterra de Magos ficará com o triplo do número das nossas freguesias.
São vários os exemplos que demonstram que a nossa perda será superior à dos outros, o que não aconteceria se tivéssemos decidido criar mais freguesias, como o Cocharro, a Várzea Fresca e o Escaroupim. É irónico! Se o tivéssemos feito estaríamos na situação de hoje, perderíamos na mesma 3 freguesias, mas no final ficávamos com 6.
Se nada se alterar vamos ser punidos por termos sido cuidadosos, ao longo dos tempos, na criação de freguesias, não é de modo algum justo!

Sem comentários:

Enviar um comentário