terça-feira, 13 de março de 2012

DADOS PREOCUPANTES


SEGURANÇA SOCIAL


A evolução do número de pensionistas da Segurança Social, nos últimos 50 anos, só nos pode deixar apreensivos quando a comparamos com a população activa e com a evolução da estrutura etária da população portuguesa.
Temos 50 vezes mais pensionistas e uma população que viu reduzir para metade a percentagem dos que têm menos de 15 anos (o futuro) e que viu aumentar, duas vezes e meia, o número dos que têm mais de 65 anos.

POPULAÇÃO


O índice de envelhecimento, que mede a relação entre o número de idosos e o de jovens, tem vindo a agravar-se. Era em 1960 de 27,3 (%), é agora de 128,6 (%). É de facto preocupante que os nossos seniores sejam já mais 30% do que os jovens portugueses menores de 15 anos.

ACTIVIDADE


Também nos deixa muitas reservas a evolução do emprego por sector de actividade da população portuguesa. Há 30 anos ainda tínhamos 63% da população nos sectores primário (agricultura) e secundário (indústria), os principais sectores produtivos, e agora temos quase 63% da população activa portuguesa no sector terciário (turismo e serviços). Para vencer os desafios que se nos colocam - e sob reserva, pois não sou um especialista na matéria - creio ser indispensável que voltemos aos sectores de actividade tradicionais.


Fonte: INE e PORDATA

Sem comentários:

Enviar um comentário