quarta-feira, 29 de maio de 2013

PENSAR E PLANEAR PARA DESENVOLVER


A próxima governação da nossa Câmara Municipal vai ter de definir e assumir uma estratégia de modernização, de inovação e de desenvolvimento do concelho de Salvaterra de Magos, com um apoio (efectivo) aos empresários e às actividades económicas.
Para o efeito um dos passos é suscitarmos a colaboração interna e externa de técnicos e de associações sindicais e empresariais, juntar-lhes a experiência de outras entidades públicas e privadas, entre elas o IEFP, o Turismo de Portugal, a Direcção Regional de Agricultura e Florestas e a do Ambiente, as associações de protecção e as de promoção/valorização da natureza, etc e reuni-los num Fórum de Planeamento e Desenvolvimento Económico Sustentável, um espaço de reflexão e de debate, cujas recomendações ou conclusões poderão ser determinantes na ponderação que a Câmara Municipal venha a fazer sobre a estratégia a seguir.
O passo seguinte é coordenar a elaboração de um Plano Estratégico para o concelho de Salvaterra de Magos com pelo menos o horizonte temporal do próximo quadro comunitário de apoio (2020). Este Plano terá como 1ª etapa a realização de um diagnóstico sobre um concelho de características rurais que está paredes-meias com a Área Metropolitana de Lisboa. Segue-se a fixação de objectivos de desenvolvimento e a sua priorização, de modo a que possam ser alcançáveis.


O planeamento prossegue com o estabelecimento de eixos prioritários de desenvolvimento e os planos de acção que têm de levar em linha de conta o planeamento que existe e o que está em curso a nível regional. Entre eles estarão seguramente a valorização dos recursos naturais (agricultura, floresta, Rio, biodiversidade, ambiente, etc), a defesa do património histórico-cultural (o edificado, a Festa Brava, os usos e os costumes, as tradições, as festas de Verão, o folclore, a etnografia e o artesanato, entre outros), o incremento das actividades económicas e o robustecimento empresarial, tornando o nosso concelho mais apelativo à fixação de novas áreas de negócio, como forma de enfrentar o crescente número de desempregados que aqui residem (estamos com a pior taxa de desemprego do distrito de Santarém). Certamente que um dos eixos será, ainda, tornar mais atractivo viver no concelho de Salvaterra de Magos e isso só se conseguirá com uma adequada gestão urbanística, com infraestruturas e equipamentos que funcionem, com uma política cultural digna dessa designação, com a valorização do associativismo e do voluntariado, com uma governação autárquica que ponha em primeiro lugar as pessoas e as suas necessidades, que se importe e esteja presente, que cuide do dia-a-dia.

1 comentário:

  1. penso que esse é o caminho, Faça com que o futuro aconteça. Porque de outra forma não vale a pena.

    ResponderEliminar