domingo, 26 de maio de 2013

UMA SONDA RECORDISTA


A sonda Opportunity projectada para enviar imagens de Marte durante três meses tem uma longevidade invejável de 9 anos. A notícia que se reproduz diz-nos que esta sonda é já o "veículo" espacial com maior distância percorrida fora do nosso planeta.


Pelas contas da Nasa, a sonda percorreu já 22,22 milhas (35,76 quilómetros). Na agência o recorde anterior foi fixado há 40 anos pelos astronautas da Apollo 17, quando em 1972 exploraram a Lua durante três dias. 
Os astronautas usaram nessa altura um veículo robótico para explorar a superfície da Lua. Durante essa missão foram percorridas 22,21 milhas. 
O recorde para uma distância percorrida fora da Terra, por uma sonda, pertence à antiga União Soviética que com o seu rover Lunokhod 2, em 1973, percorreu 23 milhas (37,01 quilómetros). 
Recorde-se que a sonda Opportunity assinalou no início de 2013 o seu nono ano de missão em Marte, uma missão que foi planeada para durar três meses, mas que ultrapassou em muito esse objetivo continuando, ainda hoje, a recolher informação e imagens que são enviadas para a Terra para análise. 
A duração da missão acaba por ser surpreendente, tendo em conta as condições adversas do planeta. "A superfície de Marte é um local muito duro; pode haver diferenças de temperatura de 100 graus a cada dia", explicava John Callas, gestor do projeto Mars Exploration Rover da Nasa, na altura em que se assinalavam os nove anos de exploração da Opportunity em Marte. 

Sem comentários:

Enviar um comentário