sexta-feira, 24 de maio de 2013

O ATENDIMENTO AOS MUNÍCIPES VAI DEIXAR DE SER OCASIONAL


A missão dos autarcas inclui também a função de representação dos seus concidadãos, sendo determinante para o cumprimento deste objectivo ter vontade para os ouvir, escutar as suas preocupações e, na medida do possível, ajudá-los na busca de uma eventual solução para os problemas. Isto só se consegue se os autarcas eleitos para governar tiverem disponibilidade para exercer, a tempo inteiro, as suas obrigações, entre elas, a de dotar a Câmara Municipal de um Gabinete de Atendimento ao Munícipe, o que é alcançável sem recrutar novos colaboradores.
O atendimento das populações, dos empresários, dos potenciais investidores, assim como, das associações, colectividades e IPSS vai ter de ser muito melhorado, colocando o enfoque nas pessoas e na dinamização das actividades económicas.
Vai ser preciso, ainda, voltar a valorizar o atendimento que é feito pelos técnicos da Divisão de Urbanismo (e de outros Serviços Municipais) assegurando um apoio eficaz às pessoas, propondo caminhos e soluções que se enquadrem na Lei, no PDM e/ou noutros instrumentos de planeamento urbanístico, procurando evitar que as pessoas gastem tempo e dinheiro com estudos, projectos e petições inviáveis ou insuficientemente documentadas.
O combate à burocracia deverá ser outro dos objectivos da próxima gestão autárquica, para isso vai ser preciso contar com o saber e a experiência dos(as) funcionários(as) da(s) autarquia(s) para se distinguir correctamente aquilo que é essencial daquilo que é acessório.
Caberá ainda a este Gabinete assegurar que não ocorrerão sistemáticos adiamentos de atendimentos e de reuniões aprazadas, e que os munícipes alcançarão resposta às suas pretensões no mais curto espaço de tempo possível. O acompanhamento de perto das pessoas e dos seus processos, dentro dos Serviços do Município, será outra das preocupações.
Com este tipo de abordagem procuraremos humanizar mais a relação da administração local com quem a ela se dirige, tudo faremos para encurtar tempos de espera e de tramitação processual e tentaremos diminuir os gastos com cada procedimento administrativo, com vantagem para a Câmara Municipal e para as pessoas.

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