domingo, 5 de maio de 2013

UM SISTEMA FOTOVOLTÁICO COM ENORME CAPACIDADE


A surpresa deste sistema, em desenvolvimento, prende-se no essencial com a enorme capacidade de produção de energia a preços que ficarão bem aquém dos que hoje se praticam. Esta evolução poderá permitir, a prazo, a substituição da utilização dos combustíveis fósseis por tecnologia ambientalmente segura e sustentável, com baixa penalização financeira para os consumidores. Os cientistas prosseguem “o caminho”, vamos ver quando será possível a indústria abraçar de modo decidido esta alteração de paradigma.


O Sistema de Alta Concentração Fotovoltaica e Térmica (HCPVT) está a ser desenvolvido em Zurique, na Suíça, com entidades locais, mas poderá vir a ser construído em qualquer lugar do planeta, para oferecer energia sustentável, água potável e ar fresco, a um custo três vezes menor do que os sistemas atuais, assegura a empresa. 


O protótipo do HCPVT utiliza um grande dispositivo parabólico, composto por múltiplos espelhos, que consegue posicionar-se mediante o melhor ângulo de acordo com a posição do sol. 
Uma vez alinhado, os raios do sol refletem nos espelhos para vários recetores, conseguindo converter 200-250 watts de energia, em média, ao longo de um dia típico de oito horas numa região que habitualmente receba sol. 


O projeto a três anos terá um custo total de 2,4 milhões de dólares, valor este que foi concedido pela Comissão para a Tecnologia e Inovação, na Suíça, a uma equipa de investigação composta por cientistas da IBM Research, do fornecedor de tecnologia solar Airlight Energy, da ETH Zurich e do Instituto de Micro e Nanotecnologia (MNT). 


Segundo um estudo realizado pela European Solar Thermal Electricity Association (ESTELA) e pela Greenpeace Internacional, seriam necessários apenas 2% da área total do deserto do Saara para fornecer a eletricidade necessária ao mundo inteiro, mas as tecnologias atualmente existentes no mercado são ainda demasiado caras e lentas para o conseguirem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário