domingo, 19 de maio de 2013

O NOSSO PLANETA GIRA A VELOCIDADES DIFERENTES


A notícia que seguidamente se publica data da passada 2ª feira, e dá-nos conta de um estudo cujas conclusões são surpreendentes. 



Não só a velocidade de rotação do núcleo da Terra é diferente da do manto, como ainda não é constante.




A investigação liderada por Hrvoje Tkalcic, da Universidade Nacional Australiana (ANU), revelou que não só a taxa de rotação do núcleo é diferente da do manto, a camada que está debaixo da crosta terrestre, como a sua velocidade é variável.
"É a primeira prova experimental de que o núcleo gira a velocidades diferentes", disse Tkalcic num comunicado da ANU.
Os investigadores descobriram que, em comparação com o manto, o núcleo girava a maior velocidade na década de 1970 e 1990, mas que desacelerou na década de 1980.
"A maior aceleração ocorreu provavelmente nos últimos anos, mas necessitamos de fazer mais testes para confirmar esta observação", comentou Tkalcic, ao recordar que Edmund Halley indicou que as camadas internas da Terra giravam a diferentes velocidades em 1692.
Para efeitos do estudo, o perito em física e matemática analisou registos de sismos dupletos dos últimos 50 anos para medir a velocidade da rotação do núcleo terrestre.
Os sismos dupletos são dois sismos de magnitude quase idêntica que podem registar-se num período entre várias semanas a 40 anos, e que se distinguem das réplicas.
Tkalcic comentou que era emocionante ver que, "mesmo com uma diferença de dez, vinte ou trinta anos, estes terramotos são semelhantes. Cada par tem uma ligeira diferença, que corresponde ao núcleo. Temos podido usar essa diferença para reconstruir a história de como o núcleo girou nos últimos cinquenta anos".

Tkalcic acredita que o seu novo método ajudará à compreensão do papel do núcleo terrestre na criação do campo magnético que permitiu a evolução da vida no planeta ao atuar como um escudo contra a radiação cósmica, segundo o comunicado da ANU. 

Sem comentários:

Enviar um comentário