domingo, 19 de maio de 2013

MODERNICES!... (II)


Começam a surgir protótipos de casas que só consomem energia ambientalmente limpa e que não recorrem às redes eléctricas de distribuição de energia. O design, a eficiência energética, a versatilidade da modelação e a possibilidade de controlar remotamente são algumas das vantagens da solução proposta. 


Para uma melhor análise, falta-nos informação sobre os custos de 1º investimento e os encargos com a manutenção e conservação da edificação e dos equipamentos necessários.


A Roménia tem toda uma nova geração de designers ecológicos. Esta afirmação fica provada pelo primeiro conceito de casa modular sem consumo de energia do país – a Soleta zeroEnergy One. A casa funciona com energia limpa e pode ser controlada remotamente via smartphone.
Em exibição no exterior da Embaixada dos Estados Unidos em Bucareste, a pequena casa é um protótipo desenvolvido pela Justin Capra Foundation for Investment and Sustainable Technologies (FITS).
Dado o seu design versátil e acessível, a Soleta zeroEnergy One pode ser usada como habitação, escritório ou casa de férias. É feita de materiais naturais de origem local, incluindo madeira laminada para a estrutura e telhas de madeira para o telhado.
Com apenas 48 metros quadrados – sem contar um loft de 9 m2 e um terraço de 22 m2 –, a Soleta é compacta, mas tão bem estruturada que não transmite qualquer sensação de claustrofobia.
Em vez de paredes sólidas, foi usado vidro isolante para criar uma relação distinta entre a natureza e o interior, ao mesmo tempo que proporciona luz natural e ventilação. Possui também um sistema de recuperação de calor.
É conseguida uma eficiência energética de até 45% na habitação, através de um sistema inteligente de monitoração e gestão de energia, clima e ventilação. Este pode ser controlado remotamente através de um iPhone ou dispositivos semelhantes.
Segundo o Inhabitat, o aquecimento no chão pode ainda ser combinado com outras tecnologias para um aquecimento adicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário