sábado, 4 de maio de 2013

FÁBRICA DE ESTRELAS



Todos os dias há progressos a registar no estudo do Universo que nos alberga. O desenvolvimento técnico e tecnológico disponibilizam-nos ferramentas que nunca antes tivemos e são elas que estão a potenciar as “descobertas”, de que a notícia abaixo é apenas mais um (importante) exemplo.



O observatório espacial Herschel da ESA (Agência Espacial Europeia) anunciou esta quarta-feira a descoberta de uma galáxia com uma capacidade de criação de estrelas duas mil vezes mais rápida do que a Via Láctea.

 Via Láctea
 
No comunicado divulgado no site da ESA pode ler-se que «a galáxia [fica] muito distante, tornando as estrelas duas mil vezes mais rápidas do que a nossa própria Via Láctea".
«Visto que no momento o Universo tem menos de mil milhões de anos de idade, a sua mera existência desafia as teorias da evolução galáxia», acrescenta o comunicado.
Através de observações obtidas pela câmara SPIRE Observatório Herschel da Agência Espacial Europeia, e no âmbito do projeto Herschel Pesquisa Extragalática Multicamadas (Hermes), os pesquisadores detetaram uma mancha vermelha que despertou curiosidade.
Seguiram-se observações posteriores, com alguns dos maiores telescópios do mundo, incluindo o GTC e o William Herschel, ambos localizados no Observatório del Roque de los Muchachos do Instituto da Astrofísica das Canárias.
Os cientistas chegaram à conclusão de que HFLS3 Galaxy (nome dado a esta galáxia) é uma grande fábrica de construção de estrelas, que transforma gás e poeira cósmica em novos corpos.
Outro facto importante neste estudo é que é a galáxia viajou quase 13 mil milhões anos através do espaço antes de chegar até nós.
«Olhando para os primeiros exemplos destas enormes fábricas de estrelas é como procurar uma agulha num palheiro, o conjunto de dados de Herschel é extremamente rico», diz Dominik Riechers de Cornell University, que liderou a investigação.
Goran Pilbratt, cientista do projeto, também sublinha a importância desta descoberta. «Isso sublinha o caráter pioneiro de Herschel e sua capacidade de revelar um universo previamente escondida, melhorando nossa compreensão de como formar galáxias.»
A equipa, composta por 64 astrónomos e 32 centros, chegou à conclusão que rapidamente se vai tornar numa galáxia de massa similar às mais conhecidas hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário