quarta-feira, 15 de maio de 2013

ESTÁGIOS REMUNERADOS


A subida do desemprego jovem (até aos 35 anos) é muito preocupante, pois é muito superior da que afecta a população activa mais velha.
A notícia que seguidamente se publica dá-nos conta que várias empresas tecnológicas continuam a recrutar colaboradores e a oferecer estágios, daí termos optado por a partilhar consigo. Pode ser que ajude alguém!...


As notícias continuam a ser pouco animadoras para quem termina o seu percurso académico e quer entrar no mercado de trabalho. Os últimos dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao final do primeiro trimestre de 2013, mostram que é entre as camadas mais jovens que há menos emprego. 
A taxa de desemprego aumentou 16,1% no grupo dos 15 aos 24 anos e 10,5% no grupo dos 25 aos 34 anos, tendo recuado apenas 1% na faixa etária dos 45 aos 64 anos. 
No que diz respeito à qualificação, o desemprego aumentou em todos os níveis, mas os licenciados foram o grupo mais afetado, numa subida de quase 28% face ao valor registado um ano antes, para os 148,1 mil desempregados. 
Apesar dos números pouco encorajadores, muitas empresas relacionadas com a área das Tecnologias continuam a contratar funcionários e/ou a recrutar estagiários, mediante programas específicos, ações isoladas ou mesmo de forma contínua. 
Os estágios divergem consoante os objetivos definidos em cada caso, podendo variar nomeadamente em termos de áreas de recrutamento, duração ou condições oferecidas. 
Não sendo garantia certa de entrada no mercado de trabalho, serão sempre opções válidas para pôr em prática os conhecimentos adquiridos e para adquirir novos conhecimentos e ganhar experiência, podendo também ser encarados como pontos de contacto para futuras oportunidades. 
Espreite o que Gatewit, Indra, Microsoft, Novabase, Optimus, PT, Roff, Vodafone e WeDo têm para oferecer a quem está à procura de um estágio. 


Na Gatewit o programa de recrutamento de estagiários leva o nome de Gatewit Talent Academy e oferece estágios profissionais e curriculares durante todo o ano, assim como estágios de verão durante os meses de julho, agosto e setembro, em ações que variam entre um a três meses. 
Além de ter estágios remunerados, a Gatewit oferece benefícios adicionais, nomeadamente através de parcerias com hotéis, spas, lavandarias, ginásios, osteopatas, salões de beleza, lavandarias, oficinas, etc. 
O recrutamento faz-se essencialmente para os departamentos de Consultoria, Marketing, Gestão de Produto e Desenvolvimento de Software. "Existe no nosso recrutamento uma especialização por áreas técnicas o que quer dizer que seleccionamos candidatos cujo Mestrado ou Licenciatura seja nas áreas de Gestão, Marketing, Engenharia Informática", refere Catarina Belchior. 
Ao abrigo do programa já foram recrutados entre 30 a 40 estagiários. "A procura tem evoluído de forma exponencial, o que é muito positivo e reflete o forte posicionamento da empresa no mercado. Em média recebemos 100 a 150 candidaturas por mês". 
A responsável assegura que os estágios são sempre um caminho para a contratação. "O nosso objetivo é apostar no capital por longos períodos de tempo, proporcionando estabilidade aos recursos humanos que colaboram com a Gatewit". 


O Plano de Integração de Juniores da Indra, também destinado a jovens finalistas de Licenciatura ou Mestrado, proporciona projetos de estágio On Job. Adicionalmente a empresa estabelece protocolos com programas de estágio internacionais, como a AIESEC e a IAESTE. 
Esta iniciativa tem início em Setembro, "altura em que desenvolvemos o Integra-t: Plano de Acolhimento e Integração que contempla entre outros, Formação em SoftSkills, Metodologias e Ferramentas da Organização", referiu Susana Augusto 
Os estágios na Indra são On Job, em contexto real de aprendizagem nos projetos que a Indra está a desenvolver, sob a supervisão de profissionais da empresa, acrescenta a responsável. 
Engenharia Informática, Gestão de Sistemas de Informação, Gestão e Economia são as áreas privilegiadas, em estágios que têm normalmente uma duração de nove meses e que compreendem contrato de trabalho remunerado. 
Segundo Susana Augusto, a retenção de talento nas áreas da Engenharia Informática e Consultoria depende não só da estratégia da empresa, "mas sobretudo do desempenho dos mesmos no decorrer do projeto de estágio". 


Na Microsoft Portugal os estágios também são encarados como um caminho para a contratação, "na medida em que são um investimento em termos de identificação de talento", considera Beatriz Perez, diretora de recursos humanos. 
A empresa, que recebe por ano uma média de 900 candidaturas, tem um conjunto de ações que vão desde o evento anual de recrutamento que engloba um conjunto de atividades de atração e seleção de talento jovem, até à presença nas Universidades através das jobshops e contatos com os Gabinetes de saídas profissionais. 
Os estágios ocorrem na sua maioria na área das Vendas, Marketing, Tecnologia, Finanças e Comunicação, onde os estagiários são inseridos em projetos ou funções específicas. "Desde o início deste processo é-lhes atribuída responsabilidade e autonomia na realização das suas tarefas, sendo que contam sempre com o apoio permanente de uma equipa muito experiente que os ajuda e orienta no seu percurso e desenvolvimento", explica a responsável. "Ter a oportunidade de trabalhar com os nossos Colaboradores, tem sido um dos aspetos mais valorizados pelos nossos estagiários, além do nosso ambiente informal". 
As ações têm em média a duração de 12 meses e são remunerados. "Ao estagiarem na Microsoft, os estagiários acedem a uma nova forma de trabalhar, e tiram, simultaneamente, partido dos produtos e serviços Microsoft e também das nossas instalações, que fomentam um ambiente de trabalho muito colaborativo e informal". 


A Novabase integra estagiários de acordo com os calendários escolares de cada instituição ou dos programas ativos, como por exemplo o INOV Contacto. 
Os estágios oferecidos assentam atualmente em quatro tipos de oportunidades, sendo o tema sempre proposto pela empresa: a realização de teses/dissertações de Mestrado, com a duração de um ano letivo; a realização de estágios finais de licenciatura, com a duração de um semestre; estágios de verão, com a duração de 1, 2 ou 3 meses e destinados a um leque mais alargado de alunos, quer em termos de ano de curso, quer no que respeita à área de formação; e os estágios profissionais. 
"É sempre atribuída uma bolsa de estágio, que varia consoante o ano de curso dos estagiários e o número de dias por semana do estágio", salienta Sónia Valente Gomes, manager na Novabase. 
A maioria dos estagiários vem de áreas técnicas - essencialmente Engenharia Informática -, mas a empresa também integra estagiários da área de Gestão e Economia. Neste momento tem 30 colaboradores com contrato de estágio, alguns dos quais contratados ao abrigo do programa INOV Contacto que possibilita a colocação de estagiários em localizações internacionais por um período de seis meses. 
Caso tenham uma avaliação positiva, os alunos que realizam o seu estágio na Novabase podem ter acesso direto ao Novabase Academy, o programa de recrutamento anual à porta das universidades que prevê a integração imediata nos quadros da empresa. 


Além da participação no Programa Contacto, comum a todo o grupo Sonae, a Optimus mantém um programa de estágios próprio desde 2011, o start@optimus", e também ações de recrutamento cirúrgico "em função das nossas necessidades de preenchimento de vagas abertas e do dinamismo característico do próprio setor das tecnologias de informação e comunicações", indica Anabela Magalhães, diretora de Recursos Humanos. 
A operadora recruta desde engenheiros de telecomunicações e/ou informática, a pessoas formadas em gestão, economia e contabilidade. "As áreas são predominantemente técnicas (áreas de rede), sistemas de informação, marketing, comerciais, financeiras e customer servisse". 
Ao abrigo do programa start@optimus a Optimus recrutou, em 2011, 36 estagiários, dos quais 19 ficaram a trabalhar na empresa após o estágio terminar. Em 2012, entraram 19 estagiários, um número inferior justificado pela taxa de retenção do ano anterior. 
"O número de estagiários depende das necessidades que a empresa tem no arranque do programa, não deixando, no entanto, de contratar ao longo do ano, mediante outras necessidades", assegura Anabela Magalhães. 
A integração dos estagiários na Optimus leva em consideração a avaliação feita ao longo do programa, assim como as necessidades da organização nas várias áreas em que atua, acrescenta a responsável. 
"Para a Optimus, os programas de estágio são mais do que programas de primeiro emprego, quer pela remuneração associada, quer pela responsabilidade que atribuímos desde cedo a cada estagiário". 
Anabela Magalhães diz que há uma preocupação especial com este público, na maioria recém-licenciados, com a definição de programas de trabalho e acompanhamento que contribuam para uma aprendizagem e desempenho com maior apoio e orientação. 
"Ao serem uma das nossas principais fontes de recrutamento, os estagiários são, obviamente, um forte contributo para a renovação de quadros, pois estas contratações preenchem em quantidade e qualidade, grande parte das nossas necessidades estratégicas de talento".


 Na PT o programa de estágios existe pelo menos desde 1996, tendo sofrido diversas reformulações para surgir como Programa Trainees em 2002. 
Através do mesmo, a operadora oferece estágios profissionais remunerados nas empresas do Grupo PT, com a duração de 12 meses, pretendendo atrair, captar e reter jovens recém-mestrados "com elevado potencial de desenvolvimento" nas áreas de Engenharia, Matemática, Economia/Gestão, Marketing, Ciências Sociais e Humanas ou outras com relevância para o mercado das telecomunicações". 
Após este período, proporciona ainda mais 12 meses de acompanhamento aos trainees que superam a primeira fase de estágio e passam a contrato, com ações de formação e desenvolvimento "construídas à medida das suas necessidades", diz a operadora. 
Desde 2002 já passaram pelo programa mais de 740 trainees, com uma taxa de retenção media de 80%. O atual programa (2013/15), que iniciou este mês de Maio, conta nesta edição com 81 novos traineesPT. 
Para além do Programa Trainees, a PT tem outro programa de recrutamento, a Academia PT que também oferece estágios profissionais remunerados, com a duração de 12 meses mas destinado a recrutar jovens com diversas habilitações, a partir do 12ªano, em início de atividade profissional nas áreas Técnica, Comercial e SI/TI. 


A Roff conta um programa de estágios específico, o ROFF Academy, que desde que foi lançado, em 2010, já soma 12 Academias, para cinco áreas tecnológicas. 
O ação compreende dois momentos: entre março e abril e entre setembro e outubro e está assente num conjunto de formações que vão desde a construção de espírito de equipa e da formação em consultoria até à aquisição de conhecimentos técnicos específicos na área SAP. 
Proporcionar formação técnica e comportamental a consultores assistentes para aperfeiçoarem e/ou adquirirem conhecimentos em soluções SAP; dar a conhecer a ROFF na sua componente externa e interna e dar noções de projeto são os principais objetivos. 
Os estágios na Roff são remunerados e duram normalmente entre seis meses a um ano. Preferencialmente a empresa recruta licenciados em cursos da área de gestão ou informática. 
Ao abrigo do Roff Academy, já foram contratados 115 colaboradores. "Os estágios visam sempre a integração na empresa, por isso a ROFF Academy é encarada como um programa de acolhimento e não um programa de estágios", salientou Cláudia Teixeira, em declarações ao TeK.


A procura de estágios na Vodafone tem sido cada vez maior, tendo a operadora recebido cerca de 600 candidaturas nos últimos três meses. 
Os estágios decorrem durante todo o ano, com uma especial incidência no período de verão, e realizam-se mediante protocolos com as Universidades e podem enquadrar-se nos diferentes programas curriculares. 
"Cada situação de estágio tem as suas particularidades, podendo tratar-se de um estágio para a realização do projeto final de curso ou apenas para enriquecimento curricular dos alunos", explica a operadora. 
Os estágios de verão da Vodafone Portugal têm a duração de dois a três meses, variando a duração dos outros tipos de estágio de acordo com os projetos. 
Além do apoio de integração e de mentoring, os estagiários têm a oportunidade de almoçar no refeitório da Vodafone gratuitamente e no final do programa de estágio recebem o prémio final, designadamente um equipamento Vodafone. 


Todos os anos a WeDo Technologies recebe vários estagiários para as suas diferentes áreas e escritórios. "Temos vindo a trabalhar cada vez mais nestas ações de recrutamento, não só em termos de formato como também no plano de comunicação e marketing que as acompanha", afirma Maria João Gomes, responsável de People & Culture. 
Neste momento a empresa diz estar a estruturar a sua política de recrutamento de estagiários, com o objetivo de alargá-la ao Brasil, México e Estados Unidos da América. 
A WeDo recebe estagiários ao longo de todo o ano, mas muitas vezes o pico de procura/oferta de estágios está alinhado com o próprio calendário académico. "Quando chega a época da procura por estágios curriculares e quando os alunos terminam as suas licenciaturas e mestrados, costumamos receber mais pedidos de estágio". 
Os estágios procuram cumprir dois objetivos: conhecer melhor o potencial dos candidatos antes de passarem a contrato e oferecer uma experiência de aprendizagem em contexto real. "Trata-se de uma excelente forma de reforçar e consolidar o nosso posicionamento enquanto empresa de referência junto deste target, e consequentemente junto do mercado em geral". 
Todos os estágios são remunerados e a duração de cada um varia consoante o objetivo do próprio estágio, e por vezes até do próprio estagiário. "Já tivemos estágios curriculares de apenas três meses, outros de seis meses, mas o mais habitual é terem uma duração de um ano". 

Sem comentários:

Enviar um comentário