quarta-feira, 15 de maio de 2013

MAL-ME-QUER OU BE-ME-QUER


Todas as candidaturas apoiadas pelas forças partidárias já tornaram públicas as suas escolhas à liderança da Câmara Municipal, todas menos o Bloco de Esquerda.
A falta de consenso parece ser a razão de que mais se ouve falar, contudo a única coisa que veio a público foi a crítica de João Abrantes (deputado municipal) à Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos quando saudou a resignação do papa Bento XVI, dizendo que essa atitude devia ser uma “lição” e um exemplo para muitos dos políticos locais.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Desde esse dia ficámos a saber a dimensão do mal-estar que grassava naquela organização partidária e ficou também claro que aquele putativo candidato BE não teria a bênção da autarca que lidera a autarquia. Resta-lhe pois tentar ser aceite como candidato BE à presidência da junta de freguesia de Marinhais, deixando a “luta” principal para Manuel Neves e João Nunes.
Todos os indicadores apontam para que a escolha recaia no primeiro destes dois nomes, pois o BE quer a actual Presidente da Câmara em campanha e isso só acontecerá se for ela a indigitar o nome.
A solução não desagradará, em princípio, ao coordenador local BE, Luís Gomes, pois desse modo tem mais “espaço” para subir na lista candidata à Câmara Municipal em relação às eleições de 2009, onde ocupava o 4º lugar. Com o afastamento (parcial ?!) de João Abrantes e o previsível distanciamento de João Nunes, nada obsta a que Luís Gomes veja a sua posição melhorada.
Seja qual for a solução que venha a ser escolhida pelo BE, uma coisa é certa, essa candidatura não terá nas suas listas funcionários da autarquia, tantas foram as vezes em que a actual Presidente de Câmara procurou intimidar e/ou destratar o vereador independente, eleito em listas do PS, Helder Esménio, tratando-o por “funcionário e vereador”, chegando mesmo a afirmar à comunicação social ser absolutamente contra a permissão legal de um funcionário poder concorrer à autarquia onde trabalha.  Vamos esperar para ver!... 

2 comentários:

  1. Pois certamente não deverá passar pelos funcionários da Câmara as listas do BE???? ao que parece é ao contrário, as intimidações e pressões vem mesmo é no sentido de alguns funcionários integrarem listas, serem cabeças de lista a juntas, prepararem reuniões procurarem nomes para as listas etc etc

    outra questão que o Srº Engenheiro deixou de fora e seria aqui pertinente abordar, a candidatura "independente" em Marinhais de alguem, que ontem era militante e membro da concelhia do BE, eleito na AM

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Em relação à questão/sugestão, enviada por um anónimo, relativa às refeições escolares custeadas pela Câmara, creio que os interlocutores privilegiados são as associações de pais. Estamos a dispor daquelas que considerem útil e necessário falar connosco enquanto vereadores. As outras questões são do foro legal, fiscal e sindical e não são do nosso conhecimento, nem nos cumpre, desculpar-me-à, investigá-las, há outras entidades que o poderão fazer muito melhor que nós. Obrigado pela sua sugestão.

    ResponderEliminar