quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

GANHO MÉDIO MENSAL POR CONCELHO



Recordamos, seguidamente, o gráfico que consta do post que publicámos em 5 de Dezembro último e que coloca o nosso concelho com uma taxa de desemprego significativamente superior à que se regista nos concelhos nossos vizinhos.


Lamentavelmente a nossa população é ainda afectada por baixos salários. Os cidadãos do concelho de Salvaterra de Magos auferem quase menos 20% que a média dos portugueses residentes no Continente.


Com excepção para Almeirim, o nosso concelho, de entre os seus vizinhos, é aquele onde os trabalhadores recebem menos mensalmente. Já no que diz respeito à diferença entre o que ganha, em média, o sexo masculino e o feminino, nós estamos na média dos concelhos da Lezíria do Tejo e não muito distantes do que acontece no território continental português.


Este quadro quantifica a importância de se apostar na formação académica e profissional, pois trabalhadores mais habilitados auferem melhores remunerações mensais.
Por tudo isto vai ser preciso fazer mais e melhor. É preciso empenhamento, mais dinâmica, maior valorização dos nossos activos e da nossa localização junto à Área Metropolitana de Lisboa.

FONTE: Anuário Estatístico 2010, INE



2 comentários:

  1. O mapa que apresenta no final, está com uma pequena gralha, a escala deveria começar com licenciado e acabar com 1º ciclo... não trocando os rendimentos... para descontrair... e demonstrar o que se passa, não a nivel concelhio mas nacional...

    ResponderEliminar
  2. Os dados são do INE e reflectem a situação real na altura em que os dados foram colhidos. Infelizmente o que diz tem acuidade, nomeadamente no que diz respeito aos jovens licenciados. Quero crer, no entanto, que no decurso de uma eventual carreira profissional os que tiverem formação de nível superior acabarão por ser compensados também financeiramente.

    ResponderEliminar