sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SOBREVIVÊNCIA OU MORTE?!...

(clicar em cima para ler o artigo melhor)

21 comentários:

  1. A corrida ao lugar de candidato pelo PS á Câmara ja começou a ser desenhada á tempos, vamos ver quem vai colher os frutos que o Senhor Engenheiro aqui e nas reuniões tem plantado e com a mais derrota de Anita que vitória do PS vai ganhar as proximas. Não é o povo que vai decidir mas sim a Concelhia do PS e ai o Senhor não tem o poder.

    ResponderEliminar
  2. Sr. Engº era interessante explicar melhor o titulo dos seus dois post's (ao que se referem....digo eu!) até para que todos percebamos o nível com que se dizem e fazem as coisas!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Espero bem que sejam os eleitores a decidir em 2013 qual o candidato que reúne as melhores condições para gerir a autarquia, começa a ser "deprimente" falar-se no mal menor! O trabalho que eu e o vereador João Manuel Simões temos feito nas reuniões de Câmara e fora delas, que os Presidentes João Oliveira, Fátima Gregório e César Diogo cumprem nas suas freguesias e que os deputados municipais se esforçam por levar a cabo preparando e intervindo nas Assembleias Municipais, resulta de cumprir bem ou mal - creio que bem, o melhor possível - os seus mandatos. Quanto às candidaturas para 2013 ainda não é o tempo, para o ano falamos disso :-).
    Nos outros comentários acima regista-se o sentido de humor de Nuno Antão, mas também as dúvidas suscitadas quanto aos títulos dos dois posts. É um pedido inusitado mas não deixarei de o fazer.
    Iniciámos a abordagem ao tema, enquanto se discutia o OE 2012, de onde provém a dívida do Estado, o que a justifica em grande medida. No dia 16 de Novembro, em post que publicámos, procurámos falar da evolução dos montantes em dívida. No dia 25 falamos do que se tem gasto (e ganho) com a educação, hoje do que despendemos (e obtemos) com a protecção social, no próximo dia 9 de Dezembro será a vez dos avanços e custos com o sector da saúde. Em suma, é preciso que as pessoas percebam que a dívida que hoje temos não é o resultado apenas de sucessivos maus governos, mas é muito mais da vontade de querer servir bem as populações, na perspectiva de que o desenvolvimento económico ulterior possa depois "pagar" a "antecipação" da melhoria da qualidade de vida das populações. [Um pouco à imagem do que fazem as famílias quando decidem contrair um empréstimo para passarem a contar mais cedo com uma habitação e não apenas quando têm o dinheiro para a adquirir].
    O tema da saúde nas freguesias de Muge e do Granho mereceu sempre a máxima atenção dos autarcas socialistas e naturalmente deste espaço também. Daí - e para falar apenas no último mês de Novembro - que a sucessão de títulos sejam de algum modo o relato dos acontecimentos vividos pelas populações.
    Em 4 de Novembro - "Utentes da saúde reúnem em Muge" [no cinema, onde estive. Antes havia estado na manifestação defronte da extensão de saúde de Muge com o vereador João Simões, o Sr. Presidente da Junta de Muge e vários outros autarcas - ver post de 30 de Outubro];
    No dia 9 de Novembro "Dois caminhos, qual escolher?!" [propus na reunião de Câmara seguinte que a Srª Presidente da Câmara negociasse com a Drª Luísa Portugal uma solução semelhante à que foi seguida pelo município de Almeirim para algumas das suas extensões].
    No dia 16 de Novembro "Contra o fecho das extensões de saúde" [relato da reunião de Câmara].
    No dia 24 de Novembro "Solidários" [mas deixámos claro que a via negocial devia ser a assumida pelos autarcas].
    No dia 28 de Novembro "Desconsiderar a saúde" e hoje "Morte ou sobrevivência".
    Fica claro que não chegámos hoje ao tema, já fazemos as coisas há muito, tal como outros autarcas. É assim que vamos continuar. Não gritaremos "assassinos" a ninguém, muito menos àqueles com quem pretendemos negociar, quanto ao mais - e se fossemos nós - teríamos agarrado com ambas as mãos a oportunidade de negociar, infelizmente a maioria BE preferiu "a luta", "esgotar as formas de luta", espero bem que depois não seja tarde demais!

    Em

    ResponderEliminar
  4. Será interessante ver como vai o PS lidar com a questão das proximas autarquicas, Nuno Antão que teve o pior resultado de sempre do PS em Salvaterra tudo fará ao nivel da concelhia para ser ele o candidato

    ResponderEliminar
  5. Só me urge fazer um comentário sobre este post neste blogue: Ciumes.

    Deixem-se de conversas e tricas e preocupem-se nas soluções para os problemas das gentes do concelho.

    Este blogue devia ser mais conciso nas informações que são publicadas. Ora tanto fala do concelho, como da Europa, como do País, como das ilhas... quando a sua razão de ser é exclusivamente o concelho de Salvaterra de Magos. É ainda mais dispensável publicar aqui as ironias dos jornais da região, para isso arranjem outro blogue.

    Sugestão: Se o blogue diz no topo "Blog oficial dos autarcas do Partido Socialista do concelho de Salvaterra de Magos", questiono: porque não tenho eu acesso a publicar posts aqui????

    Beijos e abraços e votos de um bom fim de semana a todos.

    César Diogo

    ResponderEliminar
  6. Registo a forma como preferiu abordar a questão Sr. Presidente da Junta de Muge... não o fez antes, não o fez nas nossas reuniões, não o fez sempre que lhe solicitei informações sobre a freguesia... enfim!
    O blogue segue a linha editorial que os primeiros responsáveis da candidatura de 2009 definiram como estratégia. Quanto aos temas que aborda não podia estar mais em desacordo consigo. Privilegiamos como bem sabe o concelho, mas não esquecemos o País que integramos, nem a Europa até porque ela condiciona e de que maneira a nossa vida colectiva.
    Bom fim-de-semana para si também.

    ResponderEliminar
  7. Convido-o a explicar por palavras suas, a escolha deste título para este post comparando com o conteúdo do mesmo. É que eu ainda não consegui perceber.

    ResponderEliminar
  8. Terei todo o gosto em fazê-lo sr. Presidente, em detalhe e pessoalmente. Até lá recordo-lhe que a entrega de um caixão - que ajudou a carregar - era o móbil da notícia do Mirante e o simbolismo que tem associado, creio, é a preocupação que as populações têm de morrer por falta de cuidados médicos e a luta que escolheram para conseguirem, neste contexto, a sua sobrevivência.

    ResponderEliminar
  9. Caríssimos que criticam aqui o blogue, seu autor ou temas aqui expostos, só tenho a relembrar que este é até ao momento o único meio de oposição que se faz no concelho. Os blogues dos ditos partidos da oposição, para além de só actualizarem os mesmo 1 vez por mês os assuntos de carácter local são inexistentes. Então o do PS de Salvaterra de Magos só apresenta temas de índole nacional.
    Quanto ao Nuno Antão, que apresenta no seu blogue ultimamente alguma agitação e temas de oposição local ao BE, só espero que continue.
    AGORA CARÍSSIMOS ESTÃO ENGANADOS NA LUTA POLÍTICA EM QUE SE ENVOLVERAM, ELA É COM QUEM GOVERNA E NÃO DESPERDICEM TEMPO COM QUEM AINDA LHE FAZ OPOSIÇÃO.
    AS

    ResponderEliminar
  10. Acho curioso (para não lhe chamar outra coisa) ao entusiasmo que a disputa político / partidária desperta em alguns!! Haverá melhor forma de celebrarmos a democracia e a liberdade? Debate, discussão, frontalidade, lealdade!!

    Por muito que insistam não há dois PS's, muito menos no espaço virtual... há um Blog do PS e há um Blog oficial dos autarcas do Partido Socialista do concelho de Salvaterra de Magos.

    Se pensam que no PS há uma "Anita" que exerce um qualquer "quero, posso e mando" estão muito enganados! Se estranham o debate e a divergência...habituem-se!! De um coisa podem ter a certeza, dessa divergência e desse debate só resultarão melhores propostas para o nosso concelho!

    E mais uma vez, porque parece que agora o tenho que estar a dizer todos os dias, não sou candidato a nada a não ser dar o meu contributo para melhorar a qualidade de vida das pessoas do Concelho de Salvaterra de Magos!! Para tudo na vida há um tempo...tudo o resto que possam dizer, nada mais é que pura fantasia de quem apenas pretende semear confusão!!

    Bem sei que é difícil resistir ao mediatismo e ao imediatismo das coisas! Mas os tempos que vivemos exigem de nós apenas uma coisa...concentração na resolução dos problemas das pessoas, e não é para amanhã...ontem já era tarde!!!

    Bom dia! Boa Semana!

    ResponderEliminar
  11. Amigo AS apoio integralmente o teor do seu post. A oposição faz-se a quem governa e não a quem se afirma e trabalha como opositor.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. O blog presente não é nem nunca foi o blog oficial dos autarcas PS. As políticas seguidas pelo autor do blog e cujo perfil lhe aparece associado, não são nem nunca representam o PS. Digo isto desde o início do mandato para o qual fui eleito, e ao qual resignei por clara e quiçá eterna oposição à forma como o autor do blog dirige a sua política, que não é, repito, nem nunca foi a nossa. E quando digo nossa, digo Partido Socialista!
    Desde que este blog foi criado, me refiro a ele como "suposto".

    ResponderEliminar
  13. Caríssimos,
    só não vê quem não quer... este é o único blogue que se faz oposição neste concelho, agora chamem-lhe o que quiserem. Quanto ao Nuno Antão verdade seja dita, que apareceu no seu blogue à pouco tempo existente, a tecer uns comentários um pouco de oposição, mas faço-lhe uma correcção ao que diz se me permite, o blogue que falo não é do PS nacional, mas sim segundo lá consta PS Salvaterra de Magos e notícias cá do concelho nem sequer existe. Se é esta a política que o PS local defende como meio de oposição a quem governa, nessa eu não vejo lógica alguma nem muito menos acho que seja "óbvio" um blogue do PS Salvaterra de Magos vir só a falar de temas nacionais e nenhuns de temas concelhios, para não falar na sua actualização de uma vez por mês. Caricato quando criticam este actualmente com actualizações quase diárias.
    AS

    ResponderEliminar
  14. As espingardas sairam á rua... e os amigos dos amigos também.
    Continue a divulgar o que se passa no Concelho através do seu blog, e quem não gostar, paciência.
    Os que não vivem da politica nem fazem disso objectivo de futuro, agradecem.
    Saudações Socialistas

    ResponderEliminar
  15. Como certamente compreenderão, os anónimos que enviaram mais mensagens e que não publiquei, os comentários devem centrar-se, na medida do possível, no teor do post que os justifica e não em apreciar outros comentários.
    Aos demais espero que entendam que as organizações políticas e as listas de candidatura são constituídas por homens e mulheres que, nas organizações democráticas, não estão sempre em consonância, o que releva, no entanto, é que no essencial adequém esforços para construir uma alternativa melhor, baseada na tolerância e no saber.

    ResponderEliminar
  16. Continuo sem perceber, passadas 72 horas, porque é que o sr. Engº não publicou o meu post, onde comentava que o PS de S. Magos não é da "Troika" da liga de amigos, que já apareceram a contestá-lo, mas dos milhares de socialistas do Concelho, que votam PS, e onde perguntava também, se este não é o blog Socialista onde anda(m) o(s) outro(s)?
    Ah... e dizia-lhe para continuar nesta senda.

    ResponderEliminar
  17. O facto de se escrever sob a forma de anonimato não permite que possa explicar pessoalmente porque publico ou não um post, embora de um modo genérico já o tenha feito no comentário acima.
    Deixe-me que lhe lembre que este é um blogue de autarcas independentes e socialistas eleitos em listas do Partido Socialista de Salvaterra de Magos. É um espaço de opinião e de oposição a um gestão camarária (BE) centralista, cansada e sem soluções para o nosso futuro colectivo.
    O blogue não é um espaço de oposição aos órgãos dirigentes locais do PS, eleitos democraticamente. Aliás, independentemente das divergências que possam haver, o que é normal em organizações democráticas, esta candidatura só pode estar reconhecida ao PS pelo desprendimento que revelou ao convidar independentes de várias sensibilidades políticas para integrar as suas listas em 2009.
    Percebo a bondade das suas palavras em relação ao editor deste blog mas é minha obrigação, enquanto eleito local, manter uma correcta separação entre as actividades partidárias e as autárquicas. Estou certo que nem sempre o consegui ou conseguirei, mas vou continuar a tentar. Obrigado pelo seu comentário.

    ResponderEliminar
  18. Caro Engº Hélder
    Se me permite vou dissecar a sua resposta por parágrafos:
    1º - Sendo um blogue de autarcas independentes e socialistas eleitos, porque razão se lamenta o sr.César Diogo, que não pode publicar no mesmo?
    Passa-se o mesmo com os outros autarcas independentes e ou socialistas eleitos nas outras freguesias?
    Que é um espaço de opinião, e de oposição, à gestão camarária desastrosa do BE, só quem estiver de má fé contra o senhor, e notaram-se nos comentários anteriores alguma azia, é que o não vê, ou não quer ver, que ainda é pior.
    2º As divergências, normais em organizações democráticas, são salutares, porque ninguém é detentor da verdade/saber absolutos.
    O PS não teve alternativa, é esse o meu ponto de vista e vale o que vale, em procurar independentes , como o seu caso e outros, que tão bem têm desempenhado a sua função em prol da causa pública, porque não tinha nenhum politico de carreira que lhe desse garantias de vitória, o que convenhamos não era fácil no contexto politico da altura.
    3º Não considero as minhas palavras como bondosas relativamente ao editor do blog, mas tão só o reconhecimento do trabalho profícuo que nele vem desenvolvendo o mesmo.
    È verdade que nem sempre conseguirá separar correctamente as actividades partidárias e as autárquicas, situação na qual poderemos arrolar a introdução deste post, mas que é feito do sentido de humor de alguns ilustres militantes do PS?
    È engraçado o contexto da “ notícia”, e o futuro nos dirá se o que hoje é mentira, amanhã será verdade, mas se todos os políticos levassem a sério as bocas do “ Cavaleiro Andante” o jornal O Mirante não tinha verbas para tantos processos…
    Boa continuação

    ResponderEliminar
  19. Obrigada também por não ter publicado um dos meus comentários, ainda que identificado, como sempre!
    Pois sou da opinião de cada um deve dizer o que lhe vai na alma, ainda que não ofenda e desrespeite ninguém...e sempre, mas SEMPRE com nome!
    Transmitir ideias divergentes a algumas, não significa criar "gerras" pessoais, lamentavelmente há muitos que não o percebem, parece-me!

    Acima de tudo "O concelho de Salvaterra de Magos em primeiro lugar" ;-)

    ResponderEliminar