sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ILUMINAR E ALUMIAR


Vivem-se como todos sabemos dias difíceis, momentos de contenção financeira, cortes nos salários e subsídios e há até, bem perto de nós, trabalhadores com salários em atraso.
Enquanto isso, a maioria BE que governa a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, achou oportuno "enterrar"  7 projectores, em cerca de 30 m de passeio, para iluminar a fachada do edifício da Câmara Municipal. Não é o momento!
Não muito longe dali bastaram, há vários anos, 2 projectores para iluminar a fachada da igreja paroquial. 



Há tantas outras necessidades, de que destacamos as famílias dos bombeiros que têm salários em atraso, que  raia o limiar da incompreensão gastar milhares de euros em projectores, tubagens, cabos e mão-de-obra para alumiar melhor o que já está iluminado.
A opção por esta prioridade tem pouco de consentâneo com a realidade mas permitiu, pelo menos, mostrar que a preocupação da maioria BE não é melhorar e/ou resolver os problemas das pessoas mas apenas "fazer de conta".


É de algum modo despropositado realçar uma fachada esquecendo que as fachadas laterais têm ainda bem visíveis equipamentos de ar condicionado que nada têm que ver com o edifício pombalino contíguo.
Mantendo esta prioridade como válida, do que discordamos, seria assim bem mais ajustado e útil gastar, primeiramente, dinheiro público numa solução arquitectónica que retirasse a visibilidade daqueles equipamentos, deixando para outra oportunidade o realce das fachadas, ainda mais porque esta decisão faz aumentar os gatos com a iluminação pública.


O aumento do custo da energia, até pelo acréscimo do valor do IVA, tem levado as autarquias da região a adoptar várias medidas de redução de custos, entre elas, o desligamento de algumas colunas de iluminação,  a substituição de lâmpadas por outras com menor consumo e maior durabilidade, a redução do número de horas em que a iluminação pública se mantém acesa, etc. No nosso concelho ainda se desconhece a política que será seguida, mas os sinais exteriores não deixam boas indicações! 

3 comentários:

  1. Caro Helder, como sempre considero as suas intervenções pertinentes e oportunas, esta é mais uma. Efectivamente o comportamento do executivo da CMSM, pautua-se por uma visão (também cerebral), muito baixa, daí o lamentável estado em que o nosso conselho se encontra. Para constatarmos isso, basta apenas compará-lo com os concelhos limitrofes. Resta-nos a esperança de em breve este estado de coisas se alterar. Só depende de nós e o concelho merece-o.

    ResponderEliminar
  2. Uma visão iluminada do poder... verdadeiro iluminismo de quem sabendo que pouco faz gasta dando à luz em vex de dar ao dedo. Esta é altura para criatividade procurar fazer face à crise com trabalho empenho e determinação e não com interruptores. LAMENtÀVEL

    ResponderEliminar
  3. UMA VERGONHA! Só se servir para a Anita ir trabalhar de noite pois de dia sabe-se lá onde pára... dizem que em Muge a dormir....
    Pagava para vêr o recibo de ordenado da Presidente de Câmara.....

    ResponderEliminar