quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

OS FOROS DE SALVATERRA AO ABANDONO

(Estanqueiro, EN 114-3, Foros de Salvaterra)

São várias as situações que aqui temos relatado e que evidenciam o abandono a que foi votada a freguesia dos Foros de Salvaterra. A foto acima é apenas um exemplo da inércia que acompanha a gestão autárquica. Afinal sempre estamos no centro urbano da povoação!...


Este é o terreno onde a Câmara Municipal liderada pela maioria BE colocou, em 2009, na véspera das últimas eleições autárquicas uma placa anunciando a construção do Centro Escolar dos Foros de Salvaterra. Infelizmente não passou de uma atitude eleitoralista tomada por um organismo público e em benefício da candidatura BE. Lamentável logro!


Denunciamos neste espaço a infeliz escolha da localização da ETAR da Várzea Fresca - junto à albufeira da Barragem de Magos - mas não podemos deixar de sublinhar agora que aquela povoação, depois de ver construída há mais de 6 anos a rede de esgotos domésticos, continue a recorrer a fossas. É que, inexplicavelmente, uma ETAR que já foi terminada há mais de um ano continua sem funcionar!

(Est. da Barragem de Magos)
(Est. das Malhadinhas)
(R. D. Afonso Henriques)
(Est. das Cancelas)

As fotos da rede viária municipal da freguesia são suficientemente esclarecedoras do laxismo da acção municipal e da inexistência de uma política de manutenção e conservação da rede viária mais antiga.


Os Foros de Salvaterra e a Várzea Fresca - ao contrário de Marinhais e de Salvaterra de Magos - não têm campos de ténis, nem um campo de futebol de 7 para iniciar os jovens na prática do futebol. Os Foros de Salvaterra e a Várzea Fresca - ao contrário de Marinhais e Glória do Ribatejo - não têm um sintético para permitir o desenvolvimento do futebol de 11. Os Foros de Salvaterra e a Várzea Fresca não têm sequer - ao contrário de Salvaterra de Magos, de Muge, de Marinhais e da Glória do Ribatejo - um pavilhão desportivo.

(ETAR dos Foros de Salvaterra)

A povoação dos Foros de Salvaterra vai ser a última a dispor de rede pública de recolha de esgotos domésticos. Não tem sido uma prioridade nem para a Câmara Municipal, nem para a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo.


Do que se disse fica evidente que de pouco valeu a esta freguesia atribuir às lideranças BE da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal a expressão eleitoral que lhes deu uma maioria significativa. Vai ser preciso FAZER muito mais!

4 comentários:

  1. Cada um tem o que merece!!! Lamento muito dize-lo mas os foros está a pagar a sua vassalagem sem sentido ao BE e a alguém que nunca lhes fez nada pelo concelho. Talvez tenham assim aprendido que "almoços para os velhinhos" e sorrisos de amizade não são motivo de progresso nem para se votar BE.

    ResponderEliminar
  2. Os Foros, apesar de todo abandono a que tem sido sujeito continua sempre fiel.

    ResponderEliminar
  3. É triste, mas a realidade está à vista de todos e o que se vê nesta fotos é muito pouco é só dar uma volta pela freguesia os Foros de Salvaterra. Eu tenho raízes nos Foros e tentei ajudar na mudança, mas a população preferiu continuar com a mesma “pobreza”. É revoltante quando alguém de fora me pergunta o porquê de uma freguesia que até está bem situada (A13) (EN114/3) (acesso para Benavente mais rápido sem ir a Salvaterra) e não têm infraestruturas em condições para um possível colocação de empresas, zona industrial, ou mesmo a rede de esgotos que quando for funcionar tem de substituir os canos dos esgotos porque aqueles que lá estão já apodreceram de tanto tempo estarem sem uso.

    ResponderEliminar
  4. Foi mesmo um acidente geográfico ter nascido em Portugal e ainda por cima neste Concelho, pior ainda, na freguesia dos Foros de Salvaterra, é uma tristeza franciscana percorrê-la e observar como está a sua rede viária, para não falar do resto. Comparar o meu Concelho e freguesia com outras autarquias, é como comparar a feira da ladra com a antiga feira popular. Será que isto nunca mais muda? Com tanto buraco e tanto lixo, qualquer dia voltamos a andar de carroça e de burro, os tractores com a bóia “merda”, vão continuar a recolher nos foros como nos séculos passados? Ai vão, vão, com a escassez da rede de esgotos, já entupida por falta de uso á mais de 7 anos, isto para não ser muito pessimista, vai continuar até meados deste século. E saber eu que foi nesta freguesia, garantida a maioria do BE. É caso para reflectir e dizer “olha se não fosse?”. Será que não há alguém que ponha termo a esta e outras situações que se passam no Concelho, já para não falar da ausência constante de quem o povo, com certeza arrependido, designou para nos tirar deste marasmo. Mas que mal é que eu fiz para merecer este castigo? Foi de votar na maioria? Será que DEUS existe?

    ResponderEliminar