segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DESEMPREGO NO CONCELHO, UMA REALIDADE QUE JÁ CONHECEMOS


O País vive momentos difíceis e são cada vez mais os portugueses que não conseguem trabalho. Infelizmente para esta realidade contribui muito a falta de dinamismo económico que se regista em todo o continente europeu e não vai ser fácil resolver a situação numa altura em que toda a economia parece refém da problemática da dívida pública.

É assim cada vez mais remota a possibilidade de transportar rapidamente o nosso concelho para patamares de desenvolvimento e de emprego próximos da média nacional e dos que se registam nos concelhos nossos vizinhos que, tal como nós, integram a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.


Como é possível constatar Coruche é, destes, o concelho menos populoso (19.931 residentes), enquanto Benavente é o que tem maior população residente (29.388 habitantes). Seguem-se-lhe o Cartaxo (24.574 hab.), Almeirim (23.403 hab.), Salvaterra de Magos (22.053 hab.) e Azambuja (21.776 hab.).


O desemprego registado nos Centros de Emprego em Outubro de 2011 tem sensivelmente a expressão que o gráfico acima ilustra. Ou seja, a situação é de um modo geral preocupante mas o nosso concelho, em face da ausência de políticas de fixação de empresas e de desenvolvimento da economia local, a que a gestão de 14 anos da maioria BE não é alheia, continua a ser o que apresenta piores resultados.
Vai ser preciso mudar este estado de coisas alterando, desde logo, a indiferença ou a apatia com que se vai fazendo, nos últimos anos, a gestão da autarquia.


4 comentários:

  1. andamos demasiado tempo sem nada fazer nesse sentido. Sem nos preocupar em criar algum tipo de infra-estrutura que ajudasse as empresas a vir para o nosso concelho. Antes pelo contrário, criava-se barreiras e pedia-se dinheiro a quem cria investir por cá. E foi assim que chegamos ao primeiro lugar mais de todo, o do numero de desempregados. Muito Obrigado Anita. Como agora és muito católica, que deus te perdou, pois o mal que nos fizeste, eu pelo menos não te perdou e muito menos esqueço.

    ResponderEliminar
  2. (Em relação a dois outros comentários anónimos que nos chegaram) Não publicamos, como é sabido, comentários - mesmo que sendo favoráveis ao teor do post - que envolvam a honorabilidade de terceiros. No nosso concelho vai ser preciso reaprender que divergir politicamente não tem que ser sinónimo de insulto. Vamos continuar a dar o nosso contributo nesse sentido.

    ResponderEliminar
  3. Gostava de saber como estão as zonas industriais de Muge, o grande investimento de plataforma logistica nos foros, e a herdade da antiga raret? bandeiras de campanha do be nas ultimas eleiçoes

    ResponderEliminar
  4. Anita catolica e aristocrata eleita pelo BE

    ResponderEliminar