terça-feira, 27 de dezembro de 2011

AUMENTOS QUE SURPREENDEM



Os aumentos de tarifários preconizados de ano para ano pela empresa Águas do Ribatejo não podem deixar de nos surpreender pela negativa.
Em 2009 disseram-nos que o preço cobrado pela água aumentava para o dobro e que a introdução de uma nova tarifa de saneamento era a forma encontrada de colocar os utentes a pagar o preço real do serviço.
Em 2010 aumentaram em 10% o tarifário, um ajustamento necessário, disseram-nos. Em Janeiro de 2011 um novo aumento de 10%, novo ajustamento. Agora, em 2012, uma família que consuma cerca de 15 m3 de água (2º escalão) tem um novo aumento da ordem dos 14%. É a sustentabilidade da empresa que está em causa, afirmam-nos desta vez!
Não é aceitável que os preços continuem a aumentar a um ritmo alucinante que ultrapassa em 4 ou 5 vezes a evolução da inflação. As populações não conseguem pagá-lo, daí que o risco de escolherem formas de abastecimento de água menos seguras cresça com o aumento do preço do serviço que lhes é prestado.


Esta empresa intermunicipal vai ter de encontrar um modelo de funcionamento que lhe permita minorar os gastos, optimizar a qualidade do serviço e cumprir o plano de investimentos co-financiados pelos fundos comunitários. Não vai ser sempre possível, para fazer face às crescentes despesas da empresa, aumentar as receitas punindo os seus clientes!

6 comentários:

  1. Amanhã dia 28 vai haver um corte de água já anunciado e divulgado pelos vários estabelecimentos de comércio em Marinhais. O corte tem a ver com a subtituição de alguma coisa.
    Pergunto eu: vai-se prejudicar uma população inteira e principalmente o comércio local como os restaurantes e cafés que tanto precisam de água. Não se podiam pagar uma horas e fazer o serviço durante a noite quando não prejudicava ninguém. Penso que não era por aí que a Empresa ia a baixo. Por vezes é preciso e necessário pagar para fazer melhor.
    Boas festas a todos.

    ResponderEliminar
  2. Eu e o vereador João Simões insurgi-mo-nos com o corte de água que a empresa fazia de dia para efectuar lavagens periódicas nos depósitos de água. Por essa razão - e por não efectuar esse trabalho á noite como sempre acontecera antes - eram prejudicados os comerciantes, as IPSS, o funcionamento das escolas era interrompido, etc.
    Gerir um serviço público não é apenas gerir uma empresa, é também gerir o interesse público.

    ResponderEliminar
  3. A gestão desta empresa não é competente, parece óbvio que não possui capacidade para controlar os custos operacionais da empresa, não possui sensibilidade para os problemas que causa aos seus clientes, é arrogante e prepotente nas suas relações com os consumidores. Quem é responsável por este estado das coisas?? No N. concelho essa responsabilidade deve ser pedida á Presidente da Camara que aceitou incluir Salvaterra de Magos neste bando. Aumento na tarifa da água em 4 anos foi de 276% não considerando as taxas associadas. No tempo de crise e de redução de forçada de despesas não podemos permitir que esta situação se mantenha. Devem as pessoas perguntar á Camara numa reunião do executivo Camarário quais as soluções para resolver este abuso de poder. Gerir uma empresa que vende um produto para o qual não tem concorrência e o qual as pessoas são obrigadas a consumir é muito fácil e conduz a este tipo de abusos que devemos denunciar e combater. E a oposição que pensa fazer?? Foi para combater estes problemas que foram eleitos. Este assunto á mais importante que os Centros de Saude que fecham, as valas que precisam ser limpas, as estradas onde é necessário passar a motoniveladora, as feiras do livro, etc etc na perspectiva que afecta muitas mais pessoas e familias e de forma pelo menos tão agressiva como os assuntos anteriores cuja validade e importancia não pretendo colocar em causa.

    ResponderEliminar
  4. Daremos - na próxima reunião de Câmara - o nosso modesto contributo, enquanto vereadores na Câmara Municipal, com sugestões que possam circunscrever as despesas de funcionamento da empresa.

    ResponderEliminar
  5. Espero que o anónimo que já por mais de uma vez nos contactou, falando de mordomias, de empregos por favorecimento, etc, entenda que não podemos publicar o seu comentário porque - independentemente de justo ou injusto, ou de dele discordarmos - poderá ser entendido como insultuoso e é feito sob a forma de anonimato.
    Não é essa a linha editorial deste espaço. Quando divergimos, assumi-mo-lo, pois a nossa oposição não é sistemática, é pela positiva, é para tentar fazer melhor. Sabemos bem que muitos temem (e se calhar com razão) fazer de modo semelhante. Mas o insultou ou a suspeição (sem decisão judicial) não é o nosso caminho. Deixamos essa estratégia para outros.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez apelo a que os anónimos deixem esta condição e passem a identificar-se pois comentários identificados terão certamente mais força e causam claramente mais impacto.

    ResponderEliminar