terça-feira, 20 de dezembro de 2011

JF DE MARINHAIS CUIDA O DIA-A-DIA


A Junta de Freguesia de Marinhais procurando minimizar o problema da falta de estacionamento na zona mais central da freguesia, decidiu criar mais um (pequeno) parque de estacionamento que evite o estacionamento anárquico de viaturas ao longo da EN 367. A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai ajudar nesta iniciativa pois vai incumbir-lhe os trabalhos de pavimentação.

(Rua João Adrião, Marinhais)

Prevenindo a época de invernia que se aproxima, ambas as autarquias vão colaborando na colocação de manilhas e na limpeza de bermas e de valetas da rede viária municipal.

(Rua dos Abelhas, Marinhais)

A Junta de Freguesia prossegue a sua acção de desobstrução das linhas de água, removendo manilhas de secção inadequada e limpando as valas. A ajuda dos proprietários das parcelas de terreno intestantes com as linhas de água poderá ser determinante no sucesso deste esforço autárquico.


Mantém-se a colaboração entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal nomeadamente procurando encontrar melhores condições para a circulação automóvel em vias não revestidas a betuminoso, optando pelo espalhamento de pedra (toutvenant) de que são exemplo a Rua 17 de Novembro, a Rua D. Pedro I e a Rua da Cerâmica.


Em meados do corrente ano os "amigos do alheio" furtaram os cabos de cobre de infraestruturas que "alimentavam" o Mercado Mensal de Marinhais. Há uma semana foram roubados cerca de 400 m de cabos  eléctricos implantados junto do cemitério da povoação e que abasteciam as instalações do mercado, os sanitários e os próprios feirantes. Estima-se que o prejuízo causado ultrapasse os 5.000 €.

3 comentários:

  1. ainda bem se faz alguma coisa pelo menos marinhais não esta parado. esse estacionamento à muito que se sente a falta dela. Ainda bem que alguém na junta se interessa e faz. Só é pena o concelgho estar cheio de passeio tão estreito que mal dá para duas pessoas se cruzarem quanto mais para fazer um parque de estacionamento.

    ResponderEliminar
  2. Nem sempre é fácil fazer coabitar os diversos utentes das vias públicas - peões, automobilistas, etc - mas é sempre preferível haver passeios, mesmo quando estreitos, do que colocar as pessoas a circularem nas bermas das estradas e caminhos. Se existirem passeios de ambos os lados a circulação de peões é um pouco mais facilitada, mesmo quando os passeios são estreitos.

    ResponderEliminar
  3. Agradeço ao anónimo que nos deu nota do lapso... não é por estarmos em Dezembro que a Rua 17 de Novembro se passa a denominar de 17 de Dezembro. :-)

    ResponderEliminar