domingo, 18 de agosto de 2013

USAR CO2 COMO MATÉRIA-PRIMA PARA PRODUZIR ELECTRICIDADE


Se o conteúdo do artigo que publicamos de seguida se vier a confirmar, temos uma evolução tecnológica a todos os títulos notável e que pode ser muito importante na redução/controlo das emissões de gases com efeito de estufa.  Ver para crer!...


O efeito de estufa é algo necessário para a existência da vida como nós a conhecemos. Contudo, o seu agravamento pode levar a um evento catastrófico que tem o nome de aquecimento global. Agora, uma equipa de cientistas criou um método capaz de eliminar o agravamento do efeito de estufa e, consequentemente, as nossas preocupações.
O método, divulgado num artigo no jornal Environmental Science & Technology Letters, utiliza CO2 a partir de centrais elétricas como matéria-prima para criar eletricidade.
A equipa de cientistas liderada por Bert Hamelers, diretor do centro Wetsus, na Holanda, explica que a energia gerada por todas as centrais elétricas do mundo liberta cerca de 12 mil milhões de toneladas de CO2 provenientes da combustão de carvão, petróleo e gás natural.
No artigo publicado, a equipa descreve uma tecnologia que faria uma reação do CO2 com água ou outros líquidos e, com mais processamento, poderia produzir um fluxo de eletrões que formasse uma corrente elétrica. Ou seja, poderia produzir cerca de 1.570 mil milhões de watts de eletricidade adicional se o CO2 das centrais elétricas fossem utilizadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário