quinta-feira, 15 de agosto de 2013

68 ANOS DEPOIS... FIM DA 2ª GUERRA MUNDIAL


Faz hoje 68 anos sobre a data da capitulação japonesa e o fim da 2ª Grande Guerra Mundial que terá vitimado cerca de 70 milhões de pessoas.


As bombas atómicas lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e de Nagasaki, matando 200.000 pessoas, foram determinantes para o acelerar de um conflito que já se arrastava desde 1939.


 A cidade japonesa de Nagasaki assinalou o 68º aniversário do lançamento da bomba atómica, sofrido em 1945, numa cerimónia em que o Governo foi instado a liderar os esforços da comunidade internacional para acabar com as armas nucleares. 
Pelas 11h02 (3h02 em Lisboa), hora em que a bomba "Fat man" foi lançada sobre Nagasaki há 68 anos, milhares de pessoas cumpriram um minuto de silêncio, em homenagem às cerca de 70.000 vítimas. 
O presidente do município de Nagasaki, Tomihisa Taue, chamou a atenção do Governo do Japão, único país até à data atacado com armas nucleares, a liderar a cruzada multinacional para a não proliferação. 
Na passada terça-feira, o Japão assinalou o dia em que caiu a primeira bomba atómica. No dia 6 de Agosto de 1945, o bombardeiro norte-americano Enola Gay largava a "Little Boy" sobre Hiroshima, no oeste do Japão. Na altura, 140 mil pessoas morreram.
Após estes dois ataques o Japão pediu a capitulação e deu-se o fim da Segunda Guerra no dia 15 de Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário