sábado, 31 de agosto de 2013

A DESREGULAÇÃO AMBIENTAL PROSSEGUE


O estudo a que a notícia que publicamos de seguida se refere, é uma nova preocupação, também ela contribuindo para elevar a temperatura no Planeta.
A diminuição do teor alcalino das águas dos oceanos origina a redução da produção de um gás que, quando na atmosfera, reflecte os raios solares, essa evolução terá como consequência mais um ligeiro agravamento do fenómeno que identificamos por aquecimento global.

Em dois séculos e meio a acidez média da água dos oceanos aumentou 30%. Este acréscimo é o resultado da crescente emissão para a atmosfera de dióxido de carbono produzido pela actividade humana. E é o CO2 que ao misturar com a água dos oceanos origina gás carbónico causando a redução do pH da água.


De acordo com a investigação, a diminuição da alcalinidade da água do mar vai provocar uma diminuição da produção de sulfureto de dimetilo (DMS) pelo fitoplâncton. O DMS é um gás que, uma vez na atmosfera, reflete a luz solar e assim faz descer a temperatura do ar, pelo que a redução da sua concentração resultará num agravamento do aquecimento da atmosfera.
Recorrendo a simulações com modelos de computador Katharina Six e os colegas determinaram que em 2100 as emissões de dimetilfulfito vão ser 18% inferiores aos níveis pré-industriais, como consequência da acidificação dos oceanos e das Alterações Climáticas,
Só por si, a acidificação da água do mar vai provocar, no final do presente século, um acréscimo de 0,23 -0,48 graus Célsius à temperatura já de si aumentada devido ao Aquecimento Global.
Os autores advertem que este efeito da acidificação dos oceanos não está a ser tido em conta nas projeções das alterações futuras do clima.

Aceda ao artigo científico ”Global warming amplified by reduced sulphur fluxes as a result of ocean acidification” em: http://www.nature.com/nclimate/journal/vaop/ncurrent/full/nclimate1981.html. 

Sem comentários:

Enviar um comentário