segunda-feira, 26 de agosto de 2013

TERMINAM HOJE AS FESTAS DA GLÓRIA DO RIBATEJO


Terminam hoje as Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória que desde a passada 6ª feira animam as ruas e as tardes/noites da Glória do Ribatejo.

 

Na tarde de sábado, com muito sol e muita gente, teve lugar a tradicional cerimónia do hastear da bandeira, onde não faltaram as entidades oficiais e as colectividades da freguesia. Esta cerimónia foi ainda aproveitada pela Comissão de Festas para homenagear António Fino, um gloriano que entre muitas outras coisas está ligado à cultura, ao folclore e é quem dá voz, desde que me lembro, no palco principal, aos artistas e convidados que por ali vão passando, ano após ano. Na foto acima, Vítor Monteiro, juiz das Festas, edição de 2013, abraça António Fino a quem foi ofertada uma salva para registar esta data.

António Fino                                             Francisco Cristóvão

António Fino e Francisco Cristóvão, dois glorianos, o último dos quais Presidente da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos que cessa funções, naquele cargo, nas próximas eleições autárquicas. Dois democratas que muito prezo!...

 Drª Rita Pote (Ass. Rancho da Casa do Povo da Glória) e João Benavente (Presidente da Junta)

Na mesma tarde foi primeiro inaugurada a Exposição "Traje e Ouro à moda da Glória", promovida pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo. Seguiu-se a abertura no Museu Etnográfico da Exposição "A RARET", uma iniciativa da Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural de Glória do Ribatejo.

João Benavente e Isabel Ventura (executivo da Junta de Freguesia) à entrada da casa-museu
Vítor Monteiro (juiz das Festas)

A noite chega com casa cheia, comes e bebes, muita animação no palco principal, no palco jovem e no Chaparrão (palco típico). As sessões de fogo de artifício, no sábado e ontem, não defraudaram as melhores expectativas.

R12 (no sábado, palco jovem)

Já na tarde de domingo, e ao som da Banda de Salvaterra de Magos, onde não faltaram as fogaças, fez-se a procissão em Honra de Nossa Senhora da Glória, presenciada por alguns milhares de pessoas.


Para os que decidam vir até à Glória do Ribatejo hoje, deixamos de seguida a programação prevista para os três palcos que garantem o sucesso destas Festas. No palco jovem, em substituição da banda Los Camaias vão estar os House Shakers.

Sem comentários:

Enviar um comentário