quarta-feira, 25 de julho de 2012

NÃO PODE VALER TUDO!...


Na reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos de 15 de Fevereiro de 2012 - cuja acta foi aprovada 5 meses depois, na reunião da CMSM de 20-07-2012 - podemos ler a seguinte afirmação da Srª Presidente da Câmara:
" A presente Proposta de Lei impõe uma reorganização administrativa das freguesias, que para o nosso nível será redução de 50% do número de freguesias cujo território se situe total ou parcialmente no mesmo lugar urbano ou em lugares urbanos sucessivamente contínuos, estando nesta situação as freguesias acima descritas, Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Marinhais e Salvaterra de Magos, que por aplicação dos critérios levará à existência de apenas 2 freguesias, que passará a denominar-se de "União das freguesias de", seguida da denominação das freguesias anteriores que nela se agregam. Prevê também uma redução de 25% nas restantes freguesias, que no caso do concelho são Muge e Granho. Pela Proposta de Lei estas duas freguesias serão agregadas e passarão a denominar-se "União das freguesias de", seguida das denominações das freguesias anteriores que nela se agregam".
É A LIDERANÇA AUTÁRQUICA DO BLOCO DE ESQUERDA QUE AFIRMA 4 meses antes da pronúncia da Assembleia Municipal, QUE A FREGUESIA DO GRANHO SERIA PARA AGREGAR À DE MUGE, de acordo com a Proposta de Lei que acabou aprovada pela maioria PSD/CDS na Assembleia da República. Como explicar então a campanha de difamação que o BE de Salvaterra lançou contra os autarcas socialistas depois de estes terem reconhecido em Assembleia Municipal este facto e terem preferido, pronunciando-se, dar a oportunidade àquela freguesia de escolher com qual das suas vizinhas prefere unir-se?!...
É pena que o Bloco de Esquerda tenha tido no tratamento desta questão, como fica demonstrado, um comportamento de "troca-tintas", tentando levar ao engano a população deste concelho e o povo do Granho, em particular!
E disse ainda mais a Srª Presidente da Câmara nessa reunião:
"No caso do concelho de Salvaterra de Magos passaria a ter 2 freguesias com mais de 2.000 habitantes e 1 freguesia com menos de 2.000 habitantes ou rural, e de 6 passaria para 3 freguesias."
Como pode o BE - depois de ter afirmado isto em Fevereiro - criticar o Partido Socialista e os seus autarcas por tentarem evitar, em Junho, todo este "dano"?!...
Nos assuntos mais sérios seria importante que todas as forças partidárias tivessem um comportamento idóneo e rigoroso. O BE optou por fazer campanha eleitoral condenando o PS por tentar evitar aquilo que o próprio BE afirmara ir acontecer. Não pode valer tudo em política!...

3 comentários:

  1. é a falta de vergonha que permite esta demagogia politiqueira dos arroaçeiros do BE. Aprenderam a fazer no Concelho o que fazem a Nivel nacional.. andra sempre a favor do que está na ordem do dia!!

    ResponderEliminar
  2. Manipulação de notícias é o que está na ordem do dia! Se for lido com atenção o post, será fácil perceber que, a Anita só explicou o que aconteceria caso viesse a ser aplicada tal como constava na proposta de lei, pois à data ainda não tinha sido revista nem publicada a actual lei da reforma administrativa local, que como tão bem sabe teve várias alterações! É caso para dizer que não vale tudo na política! Não vale manipular a opinião pública com leituras muito próprias de actas de Fevereiro, omitindo factos relevantes que mudariam totalmente a conclusão deste post! Como omitido deverá vir a ser tb este comentário, pois só interessa publicar aqueles que não critiquem o autor e esbatam factualmente as suas visões expostas nos seus posts...

    ResponderEliminar
  3. Duplo engano caro anónimo... Depois da data em causa (Fevereiro), não foi o número de freguesias a extinguir que alterou se nada se tivesse feito - como o BE sempre pretendeu e defendeu publicamente - o que alterou foi a possibilidade de se manterem no mínimo 4 (e já não apenas 3 freguesias como inicialmente se dizia) no caso de a Assembleia Municipal se pronunciar.
    Mas nem essa alteração foi suficiente para que o BE alterasse a sua posição. "Não cedemos às chantagens do Governo..." foi o que escreveram e disseram, indiferentes ao facto de se cedermos a essa "chantagem" nos ser possível manter mais uma freguesia.
    Mas o que é ainda mais caricato é que tente defender o indefensável! Em Fevereiro são identificadas pelo BE quais as 3 freguesias a extinguir e até, implicitamente, a unir, em Junho a propaganda BE diz que é o PS que quer acabar com o Granho.
    Este post só se impõe para demonstrar a mediocridade da atitude política do BE. Em Fevereiro diz que o Granho é para unir a Muge. Isso, ao contrário do que diz, por ignorância ou má-fé, não foi alterado e agora a culpa de se extinguirem freguesias já não é do Governo e da sua maioria mas de quem tenta salvar pelo menos mais uma?!...
    O BE coabita mal com a busca de soluções, mesmo quando elas não as que idealizamos, sobrevive muito melhor na oposição, na maledicência, na desinformação, aliás, como ficou demonstrado.
    Não se justificam mais comentários...

    ResponderEliminar