domingo, 15 de julho de 2012

DOIS NOVOS PLANETAS


O espaço continua a ser descoberto todos os dias. Agora foram mais dois planetas identificados, o Kelt-1b que fica a mais de 800 anos-luz da Terra e o Kelt-2Ab que fica a meio caminho.



Dois novos exoplanetas com constituição semelhante à de Júpiter, que é gasoso, foram identificados pelo telescópio Kelt, do observatório Winer, no Arizona (EUA).
O Kelt tem um custo de fabrico baixo (75 mil dólares) quando comparado com outros cujo valor costuma chegar à casa dos milhares de milhões de dólares. Também é considerado pequeno para os padrões por causa da sua lente de 42 milímetros. Mas deve-se a ele a descoberta dos novos planetas fora do Sistema Solar.
Um deles é o Kelt-1b, que possui 27 vezes a massa de Júpiter e é denso e quente (a temperatura gira em torno dos 2.200ºC na superfície). Fica a 825 anos-luz da Terra.
Localizado na constelação de Andrômeda, o Kelt-1b está tão perto da sua estrela, que leva apenas 29 horas para completar uma órbita.
Já o segundo, o Kelt-2Ab, tem 50 vezes a massa de Júpiter e é raro por ficar próximo a uma estrela que emite muito brilho, na constelação de Auriga.
Esse brilho justamente fornecerá dados para que os astrónomos identifiquem a composição da atmosfera do Kelt-2Ab, que se localiza a 360 anos-luz do nosso planeta.
«Este é o único modo de compreender de facto o interior e o exterior do Kelt-2Ab», afirmou o astrónomo da Universidade do Estado de Ohio, Thomas Beatty, que apresentou as recentes descobertas no congresso da Sociedade Americana de Astronomia, em Anchorage, no Alasca.
«Assim podemos analisar os sinais luminosos que atravessam ou reflectem o planeta», acrescentou

Sem comentários:

Enviar um comentário