quinta-feira, 20 de junho de 2013

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 19-06-2013


A Srª Presidente de Câmara não esteve nesta reunião por razões pessoais.

No período antes da Ordem do Dia o vereador Manuel Neves (BE), entre outros assuntos, informou que se mantêm a ser limpas as valas na Glória do Ribatejo. Em Marinhais e Muge estão equipas de remendagem de pavimentos betuminosos e que se faziam as bermas e as valetas na Est. do Cocharro (ligação entre Granho e Glória do Ribatejo) que entretanto já foi repavimentada. Deu conta de pequenas reparações de canalização, pinturas, carpintaria e electricidade em escolas, jardins-de-infância e outros equipamentos públicos e que a motoniveladora regularizava alguns caminhos em terra batida da Glória do Ribatejo, equipamento que antes estivera em Salvaterra de Magos. Acrescentou que estava ainda a decorrer a construção de uma área para parque infantil na Várzea Fresca (no recinto da antiga escola). Enquanto isso prossegue a lavagem de contentores, limpeza de sarjetas e, ainda, em Salvaterra de Magos a roçadora limpara algumas bermas. Seguiu-se a enumeração dos eventos que aconteceram neste período, de entre as quais registámos, o Encontro de Motas Antigas em Marinhais, organizado pelo Núcleo Motantíqua de Marinhais (e que oportunamente aqui divulgámos), a romaria levada a cabo pelo Rancho Folclórico do Granho, a Taça de Portugal de Taekwondo e o Encontro Nacional de Trampolins (que também noticiámos). Informou que ia haver OTL de Verão e uma nova caminhada “Rota de Verão”, em Marinhais e que foram feitos simulacros contra o risco de incêndios nos jardins-de-infância e EB 1 do agrupamento de escolas de Salvaterra de Magos. Referiu ainda que os Ranchos da Várzea Fresca e o das Janeiras (Glória do Ribatejo) iam ter os seus Festivais de Folclore no próximo sábado e que o Agrupamento de Escuteiros de Marinhais ia ter no mesmo dia um “Arraial Popular”. [O vereador Helder Esménio (PS) fez questão de dizer, antes da intervenção inicial, que também os Escuteiros de Salvaterra de Magos tinham uma iniciativa para sábado à noite que era uma Noite de Fados. Acrescentou ainda que estava aprazado para 6ª feira à noite, um evento teatral da responsabilidade da Associação de Teatro Paulo Claro]. O vereador bloquista deu ainda os parabéns à Comissão de Festas do Foral dos Toiros e do Fandango pela edição deste ano e à Ana Batista pela passagem do 25º aniversário do início, na Praça de Touros local, da actividade de cavaleira tauromáquica, congratulações a que os vereadores socialistas se juntaram como vem expresso no texto da intervenção inicial do vereador Helder Esménio, que se reproduz de seguida.


A vereadora Margarida Pombeiro (BE) referiu que a Feira do Livro permitira comercializar mais de sete centenas de livros, que estavam abertas as inscrições para a Universidade Sénior e que o Agrupamento de Escolas de Marinhais tinha escrito e levado à cena a peça “A vida de um avieiro” interpretada por alunos e professores. Deu conhecimento que no próximo dia 24 de Junho o Pavilhão de Salvaterra de Magos recebia um Encontro de ginástica sénior, integrado no projecto sénior activo da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
O vereador Luís Gomes (BE) fez três intervenções. Na primeira lamentou que o Governo só pague o subsídio de férias que é devido aos trabalhadores em Novembro, saudando as 74 Câmaras Municipais que já o fizeram (como a de Salvaterra de Magos) ou o vão fazer neste ou no próximo mês. Numa segunda intervenção referiu-se à luta dos professores pela preservação da escola pública, lamentando que o Governo tudo esteja a fazer para a descredibilizar. Disse a terminar que a Escola Profissional de Salvaterra de Magos tinha sido seleccionada para um projecto europeu de mobilidade e intercâmbio entre alunos finalistas. Disse que ainda se aguardava a decisão do Ministério sobre qual a oferta formativa para o próximo ano.
O vereador Helder Esménio (PS) chamou a atenção para a falta de instalações sanitárias públicas de apoio a quem visita o Escaroupim e fez um apelo ao executivo para desenvolver acções que permitissem desassorear o cais que em maré baixa fica inacessível aos barcos que asseguram passeios no rio [no início da próxima semana faremos um post sobre esta matéria]. Uma outra intervenção deste vereador socialista versou o facto da Procuradoria-Geral da República ter considerado que as normas legais que determinaram a redução de freguesias não violam qualquer lei, o que quer dizer que a solução para um dia retornarmos ás 6 freguesias só é alcançável por via política (uma nova maioria no Parlamento) e não por via jurídica, como infelizmente durante muitos meses o BE quis fazer crer às pessoas. Mais uma vez sai reforçada a tomada de posição assumida pelos autarcas socialistas que ao agirem contribuíram para “salvar” uma freguesia e possibilitaram que as Assembleias de Freguesia fossem ouvidas sobre esta problemática.


O vereador João Manuel Simões (PS) fez uma intervenção onde voltou a insistir com o executivo camarário para a necessidade de se melhorar o cruzamento da Rua do Cartaxeiro com a EN 118, em Marinhais, pois é um ponto crítico onde já se registaram vários acidentes.


No período da Ordem do Dia os vereadores tomaram conhecimento da 7ª alteração orçamental e aprovaram a 2ª revisão às Actividades Mais Relevantes do ano económico em curso. Foram aprovadas as isenções de taxas de licença especial de ruído, de ocupação de via pública, de recinto provisório e/ou improvisado relativas a iniciativas das nossas associações e comissões de festas. A saber: Associação Febre Amarela (concerto realizado a 7 de Junho), Marcha Timpanas & Filha (desfile a 28 de Junho, Salvaterra de Magos) e Agrupamento de Escolas de Marinhais (festa de final de ano). Foram também adjudicadas a repavimentação da Est. do Furo em Marinhais e a pavimentação da Est. do Convento em Salvaterra de Magos.

2 comentários:

  1. Aquele que faz a TOIRADA20 de junho de 2013 às 11:24

    Durante o mandato que agora termina sempre tive a sensação que existia uma cumplicidade forte entre os eleitos pelo PS para o elenco camarário, visivel pela preocupação demonstrada na distribuição de protagonismo como forma de defender a posição de eleito do Vereador João Simoes, com declarações partilhadas e inseridas numa estratégia, que na minha análise procurava realçar não só a sua capacidade para o cargo de futuro presidente como tambem a do vereador em causa para assumir funções executivas. É pois com o maior espanto que verifico não ser o João Simões um nome proposto na sua lista de candidatos a dirigir os destinos da C.M.S.M. Então depois do "período de formação" deixou de acreditar na pessoa em causa? Foram razões politicas as que o levou a afastar esse companheiro da sua luta? Guardar-lhe um lugar no seu Gabinete de futuro Presidente da Camara não será pouco para quem durante 4 anos lutou pela causa? É importante esclarecer esta situação pois os eleitores votam numa lista e não numa pessoa. Gostaria ainda que nos explicasse a razão para apresentar o Dr Madelino como candidato líder da Assembleia Municipal recordando que este nome não foi considerado pela população de Salvaterra em recentes circunstancias onde se apresentou a actos eleitorais, resultando daqui a sensação de que os eleitores não querem este individuo (obviamente não questionando a sua competencia para a função) a exercer funções de responsabilidade no seu Concelho. Terá sido exigência do PS??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começando pelo fim... votamos todos nas listas que se propõem a votos e não nas listas que "imaginamos". O vereador João Manuel Simões trabalhou em equipa comigo (e os demais autarcas socialistas) durante 4 anos, o tempo que este mandato leva e era esse o nosso compromisso, não podia ser outro! O vereador João vai continuar a integrar a nossa lista à Câmara Municipal e está envolvido de alma e coração nesta candidatura para 2013, como ficou bem evidente no passado sábado, na apresentação pública da nossa candidatura no jardim diante da Câmara Municipal.
      Escolhi para a nossa lista às eleições de Setembro de 2013 um outro autarca, o Presidente da Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo, João Batista de Oliveira, estou contente por ele estar disponível e sei que vamos fazer uma boa equipa, tal como aconteceu neste mandato.

      Eliminar