sábado, 22 de junho de 2013

A LUA CONTINUA A SURPREENDER


O pequeno artigo que de seguida se publica enfatiza o esforço que foi feito pelos cientistas para perceberem a razão da variação dos valores medidos da força de gravidade na superfície lunar.


A gravidade na Lua é cerca de um sexto da que é sentida na Terra. No entanto, no nosso satélite natural, esta força não é sentida de forma homogénea e há variações de local para local, o que afeta o projeto de naves que tenham de ficar na órbita lunar. Há planícies que têm uma gravidade extra face ao que é sentido no resto do solo lunar.
Após uma missão de nove meses, cientistas descobriram que as diferenças se devem ao impacto de asteroides e cometas, noticia a Info Brasil. A missão Grail (sigla inglesa para Laboratório de Recuperação da Gravidade e Interior) incluía duas sondas idênticas projetadas para revelar os altos e baixos do campo gravitacional lunar e mostrarem zonas mais densas que não pudessem ser vistas pelas câmaras.
O estudo foi publicado na Science e será fundamental para aumentar a precisão de futuras missões espaciais e ainda vai ter impacto no estudo da geologia da própria Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário