quinta-feira, 17 de maio de 2012

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 16-05-2012


O vereador Manuel Neves (BE) esteve ausente da reunião por motivo de férias.

No período antes da Ordem do Dia a vereadora Margarida Pombeiro (BE) informou que a Feira do Livro vai para a freguesia do Granho, onde estará amanhã e no sábado, e informou que estão abertas, até 31 de Julho, as inscrições para os transportes escolares e as candidaturas aos apoios da acção social escolar (refeições e material escolar).
O vereador Luís Gomes (BE) fez uma intervenção em que sublinhou que por causa do aumento dos números do desemprego cresce a um ritmo assustador o número de cidadãos que têm de recorrer ao rendimento social de inserção (RSI) apesar das alterações/restrições que o Governo afectou a este apoio social. De seguida apresentou uma moção insurgindo-se com o facto de o Governo ter decidido reter 5% do valor do IMI, imposto que é das autarquias, o que prejudicará em cerca de 45.000 € a nossa autarquia. A este propósito o vereador Helder Esménio (PS) apresentou também uma moção, que se transcreve e que acabou por ser fundida com a do BE, tendo o texto conjunto sido aprovado por unanimidade.



[A Srª Presidente da Câmara informou que a providência cautelar a interpor estava já a ser estudada pelos Serviços Jurídicos. O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) insurgiu-se com esta medida do Governo considerando que ela é uma ingerência, uma ilegalidade, pois viola a autonomia financeira de cada município]

A Srª Presidente da Câmara informou que uma rectro limpava o ribeiro do Vale Cilhão em Marinhais, nos Foros de Salvaterra prossegue o arranjo urbanístico na Rua Capitão Salgueiro Maia, em Muge é a empreitada de arranjo do Rossio que está em curso, em Glória do Ribatejo em parceria com a Junta de Freguesia limpou-se o leito do Ribeiro e executam-se alguns trabalhos de pintura. No Granho equipas de pavimentação reparam os caminhos que foram intervencionados pela empresa Águas do Ribatejo para colocar a rede de esgotos domésticos. Em Salvaterra de Magos faz-se o arranjo do jardim da Praça da República, reparam-se alguns pavimentos betuminosos e outros em terra batida na zona do Arneiro da Preta e Vale Queimado. Faz-se ainda a montagem das tronqueiras para as Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango. Deu nota de que a EDP fora contactada por causa da iluminação pública que permanece acesa de dia e que havia solicitado colocassem mais relógios astronómicos pois só assim o problema seria solucionado. Deu conta da realização de simulacros de incêndios urbanos e da necessidade de se actualizarem alguns planos de emergência dos estabelecimentos de ensino. Lamentou que os Bombeiros de Salvaterra de Magos não tenham sido incluídos entre 15 e 31 de Maio e entre 1 e 15 de Outubro no dispositivo especial de combate a incêndios florestais, pelo que se eclodir algum incêndio serão recrutados os bombeiros que estiverem disponíveis e contar-se-á com a ajuda das corporações vizinhas. Situação que vai merecer o protesto da Câmara junto do comando distrital e da Protecção Civil Nacional. No mês de Junho estará disponível 1 equipa e 1 viatura e nos 3 meses seguintes o dispositivo duplicará. Informou que vai decorrer em Santarém, no dia 9 de Junho, o III Congresso Nacional da Cultura Avieira, que já tinha sido adjudicada a lavagem de contentores (duas vezes por ano – Maio/Junho e Outubro/Novembro) e que tinha acontecido um Encontro de Museus do Ribatejo em que se concluiu pela necessidade de criar um roteiro dos museus do Ribatejo, aproveitando ainda para os divulgar conjuntamente. Por fim, saudou a realização do Festival de Folclore levado a cabo pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos, referência a que se juntou o vereador Helder Esménio, como se pode ver pela intervenção que se reproduz, em que aproveitou para registar também o trabalho do Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo, o título de campeão da 2ª divisão distrital de iniciados do Clube Desportivo Salvaterrense, a excelência da exposição de bonecas na Casa do Povo da Glória e ainda o trabalho da Associação Teatro Paulo Claro – Rapazes D’ Aldeia, coadjuvado pela Associação Febre Amarela e pela Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo.

Referências merecidas
1.   No desporto - depois de nos congratularmos em anteriores reuniões de Câmara com o trabalho que é feito pelo Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo onde estão mais de uma centena de jovens a praticar desporto e também pelo facto de a sua equipa sénior ter ascendido à divisão principal da AFS – chegou a vez de saudarmos os jovens iniciados do Clube Desportivo Salvaterrense que, a duas jornadas do fim, já se sagraram campeões da 2ª divisão distrital da Associação de Futebol de Santarém, comprovando que se está a trabalhar muito bem nos escalões mais jovens do Salvaterrense.
Infelizmente, não tem sido possível manter na modalidade e até na prática desportiva mais jovens dos escalões juvenil e júnior, este último já não existiu este ano no clube, afastamento que é ditado, como todos sabemos, por o seu Parque de Jogos ser ainda um “pelado”, situação que nos preocupa pois várias dezenas de jovens de Salvaterra de Magos deixem de ter a possibilidade de fruir duma saudável ocupação dos seus tempos livres. É pena que assim seja!
Ficam os parabéns àqueles jovens do nosso concelho, nascidos em 1997 e 1998, aos seus pais pela ajuda que dão e muito especialmente nos transportes (o clube só tem 1 carrinha), e também aos técnicos e aos dirigentes do Clube Desportivo Salvaterrense.
2.   Assinalamos também que o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos, fundado em 1 de Maio de 1980, comemorou a passagem do seu 32º aniversário organizando no Celeiro da Vala, no passado dia 5 de Maio de 2012, o seu Festival de Folclore. Estão de parabéns todos os elementos do grupo, a tocata e naturalmente os membros dos órgãos sociais desta Associação.
3.   Uma última palavra para a excelência da exposição de bonecas que está no 1º andar das instalações da Casa do Povo da Glória do Ribatejo, local, onde no passado dia 5 de Maio, a Associação Teatro Paulo Claro – Rapazes D’ Aldeia levou a cabo, com o apoio da Associação Febre Amarela e da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo, um evento evocativo do actor Paulo Claro, quando passam 11 anos sobre o seu desaparecimento.
A iniciativa incluiu uma exposição sobre a vida deste actor gloriano - que tive oportunidade de visitar, acompanhado do vereador João Manuel Simões – e também duas sessões e cinema, uma curta e uma longa-metragem, que integraram no elenco de actores Paulo Manuel Ferreira Claro. Foi de facto uma ideia bonita, justa e merecida.
Esta Associação assumiu ainda recentemente a responsabilidade de voltar a trazer àquele palco da Glória do Ribatejo uma peça de teatro. Fazemos votos que a Associação de Teatro Paulo Claro – Rapazes D’ Aldeia possa prosseguir esta actividade cultural e talvez um dia seja possível ver na Glória do Ribatejo uma peça de teatro feita por actores do nosso concelho. Obrigado a todos.

Salvaterra de Magos, 16 de Maio de 2012               
Os vereadores (PS)

__________________     (Hélder Manuel Esménio)       _________________  (João Manuel Simões)

Aquele vereador socialista fez ainda uma intervenção - que se reproduz - em que se referiu ao Dia Mundial da Família, às recentes eleições na Grécia e em França e aos caminhos (contraditórios) que se colocam no futuro.



O vereador João Manuel Simões (PS) referiu-se à necessidade de reforçar o número de passadeiras sobrelevadas, designadamente nos Foros de Salvaterra e na EM 581 em Muge. Saudou a limpeza do ribeiro do Vale Cilhão em Marinhais e pediu que se fizesse um pontão sobre ele permitindo a ligação do Bairro Simões à Estrada da Cerâmica.



O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) sugeriu que a Câmara contactasse a Administração regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo pois iam distribuir 35 viaturas para apoio (domiciliário) a cuidados continuados e seria pertinente que também nos candidatássemos a uma viatura com estas características pois há escassez de médicos no concelho. Corroborou a preocupação com os limitadores de velocidade na EM 581 e defendeu, depois de falar com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo, que a Câmara Municipal criasse um pólo de atracão turística no Parque do Montóia (Zona Desportiva da Glória do Ribatejo) pondo a descoberto os antigos fornos de fabrico de tijolo.
[Em resposta a Srª Presidente da Câmara disse que a segurança rodoviária também é uma preocupação do executivo municipal, que ia contactar a Administração da Saúde e que também havia um conjunto de investimentos e de equipamentos que gostaria de fazer, mas que as condições do País são as que se conhecem e que tal não é possível]


No período da Ordem do Dia todos os pontos que constam da Ordem do Dia, foram unanimemente aprovados, designadamente a atribuição de nomes de ruas em Muge e em Glória do Ribatejo e a isenção de taxas alusivas às actividades da Comissão de Festas de Marinhais, do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos (Feira Quinhentista) e das associações (Núcleo Motantiqua de Marinhais, Cicloturismo “Os Cansados” e Escuteiros de Marinhais).

2 comentários:

  1. Os funcionários que elaboram as actas podiam vir ao seu site e copiar estes rescaldos, assim evitava-se que as actas estejam á mais de três meses para aprovação.

    ResponderEliminar
  2. :-) As actas não estão atrasadas por responsabilidade dos funcionários, mas do "crivo", entre várias outras razões, uma delas é porque é de malha muito estreita!...

    ResponderEliminar