sexta-feira, 18 de maio de 2012

HESITAÇÃO OU ATRASO?!


Está difícil de concretizar a demolição, iniciada há vários meses, do antigo “Barracão” da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e que, em conjunto com o pequeno estaleiro de massas asfálticas e de peças de betão, acaba por continuar a desfear a zona histórica da vila de Salvaterra de Magos, junto à Capela Real, à Biblioteca Municipal e não muito longe do Cais da Vala.


De harmonia com o que preconizámos em campanha eleitoral (autárquicas 2009) é hoje de algum modo consensual – embora não conheçamos o projecto da Câmara para o local – que a melhor solução passa, nesta fase de menores recursos, por prever para ali algum estacionamento, uma área arborizada e “libertando” espaço para, oportunamente, aí localizar algum equipamento de apoio a um Recinto que vem sendo mobilizado na Feira de Maio e em dias da Festa do Foral e que, no futuro, há que dinamizar mais.


Onde não há o mesmo unanimismo é na transferência destas instalações municipais para a ex-fábrica de papel, junto às zonas residenciais das Gatinheiras, da Coitadinha e da Chésal. Não se nos afigura correcto, a menos que seja uma solução transitória, que se retirem oficinas mecânicas, de serralharia e principalmente produções de alcatrão e de betão de dentro da zona histórica e se as localize dentro de uma zona habitacional.
Acreditamos que pelo menos para as referidas fabricações de betuminoso, de lancis e outros elementos de betão haverá melhor solução. Uma hipótese seria ocupar o terreno cedido à Câmara no loteamento industrial promovido pela Companhia das Lezírias, na Estrada dos Almocreves, junto à Intexta. Ficaria suficientemente perto e não prejudicaria ninguém, pois integraria Área Industrial!...

Sem comentários:

Enviar um comentário